Liberdade de expressão

Se é sagrada a liberdade de pensamento, muito mais que sagrada é a liberdade de expressar o que pensamos; pois, é através do ato de expressar, e de se expressar, que se torna materializado o pensamento.

A liberdade sem disciplina, com desatenção às leis que movem o universo e às que regulamentam o comportamento humano, movimenta-se direção ao cárcere, isto é, enfraquecendo, por exemplo, a liberdade de se expressar as escolhas.

O que se vê, frequentemente, hoje em dia, são muitas pessoas, inclusive as ditas "intelectuais", buscando exercer o direito à liberdade de expressão, sem levar em conta a opinião do interlocutor, por se acharem no direito de não "medir palavras", chegando-se ao ponto de ofender moralmente o próximo.

O segredo está na necessidade de que temos de controlar e educar o nosso modo de pensar, cada qual individualmente, sendo vigilantes e selecionando as sugestões que nos chegam, através do pensamento, para a aplicação no dia a dia.

Portanto, lembremos que a liberdade anda junto com a disciplina, lado a lado, nas veredas do conhecimento que nos liberta dos vícios que ainda carregamos na caminhada evolutiva da vida.

E que até mesmo em silêncio, a sós ou em companhia das estrelas, podemos estar exercendo, inteligentemente, a mais que sagrada liberdade de expressão.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 15/10/2021
Código do texto: T7363818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.