O Médico e o Gestor

Não necessariamente, o Diretor de um Hospital tem de ser médico, assim como o Ministro da Saúde. Precisa sim ser um bom administrador, cuja função é obter resultados através de terceiros. Na condição de gestor, não é ele que vai atender o paciente, mas a sua equipe a quem ele comanda. Sempre que surge essa polêmica de achar que para os respectivos cargos tem de ser um médico, vem o nome de José Serra, Economista, que foi Ministro da Saúde no Governo de Fernando Henrique Cardoso. A bem da verdade, sendo um cargo no governo, prevalece o lado político, como já era o José Serra.

Aqui em Alagoas, ele se tornou muito conhecido, por ter lançado o "Bolsa Escola", numa pequena cidade do interior, por ter sido considerada a da menor IDH do Brasil. É evidente que essa ação governamental é uma medida política, mas qualquer governante é político. Outros políticos continuaram com esse programa, apenas mudando de nome, pois cada um quer ser o "pai ou a mãe" da criança.

Para quem recebe o benefício, na saúde ou na educação, não importa a classificação profissional do gestor, porque quem vai ser lembrado é o governo da época, na pessoa da autoridade máxima, que é o Presidente da República.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/10/2021
Código do texto: T7365460
Classificação de conteúdo: seguro