Xuxa, Sacha e eu

Todo ano é a mesma coisa – a Sacha faz aniversário e todos os canais mostram a festa, todos os sites e revistas de famosos publicam as fotos. Venho acompanhando, compulsória e involuntariamente, a vida da Sacha nestes últimos 9 anos. Ainda assim, confesso que este ano eu fiquei surpresa. O que é aquilo? – me perguntei. Uma adulta-mirim super maquiada que faz festa em ritmo funk, de letras pornográficas e insinuantes aos 9 anos de idade? Percebi uma inversão de papéis. A mãe que tem complexo de Peter Pan e se recusa a crescer e a filha, como para compensar, quer crescer o mais rapidamente possível. Não tenho nada contra a Xuxa, mas cabe a pergunta : como uma mulher que se intitula a “Rainha dos Baixinhos” aceita destruir a infância da própria filha, transformando-a em adulta tão precocemente? A menina de 9 anos ganhou uma moto de presente, disseram as revistas. (!)

Sacha não está sozinha. Ela é mais um dos famosos tweens, abreviação da palavra between ( entre, em inglês) e trocadilho com teens ( adolescentes). O estímulo excessivo de vaidade na infância pode trazer conseqüências: preocupações infantis precoces com dieta, maquilagem, moda, em detrimento do brincar.

Escrever sobre Sacha e Xuxa me lembraram um texto amplamente disseminado na internet, na época do nascimento da garota. Se a menina tivesse outro pai, que não o Luciano Szafir, como ela se chamaria?

Se fosse com o Pelé, primeiro namorado famoso da mãe? - Grasha

Se fosse com o Airton Senna, grande amor da moça? - Rasha

E se fosse com o Antonio Erminio de Morais? - Ricasha

E se fosse com a Marlene? - Masha

E se fosse com o Nelson Ned? - Basha

E se fosse com o Nei Matogrosso? – Bisha

E se fosse com o Rubinho Barrichello? – Pasha ( acelera, Rubinho!)

E se fosse com alguém que ainda acredita no Lula? – TROSHA!

A estas alturas, você deve estar se fazendo duas perguntas. Vou tentar ler seu pensamento e respondê-las:

- Sim, a notícia está meio velhinha, a celebração do aniversário da garota foi em agosto, mas eu não fazia parte deste site literário naquela época, né?

- Não, não sou parente da Xuxa e da Sacha. Eu só me incluí no título da crônica para ganhar uma carona entre os famosos... Pôxa, a oportunidade é tão rara!

Satisfeita a sua curiosidade? A minha também está.

Diferente de nós, a Sacha está sendo educada para não surpreender-se com nada... Que triste para ela, está perdendo uma das melhores coisas da vida!

Maria Paula Alvim
Enviado por Maria Paula Alvim em 14/11/2007
Reeditado em 10/01/2008
Código do texto: T736554
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.