BRINCADEIRA RAIZ É OUTRO NÍVEL

A bola rolava solta no campinho de chão batido, a piazada toda estava animada, eu também. O campinho ficava próximo ao aeroporto, na época o chamávamos de "campo de viação". Repentinamente passamos a ouvir um som de avião, não demorou já o avistávamos circulando a cidade, estava realizando os procedimentos de pouso. O jogo parou e a piazada acompanhava a trajetória do avião como radar. Neste momento, o meu amigo Binho, em voz alta e firme, tal como um comandante da segunda guerra mundial, com uma grande e medonha criatividade de piá deu a ordem: “Piazada, vamos bombardear o avião com mandioca. Peguem os bodoques e vamos rápido para o quintal de minha casa, lá está cheio delas, quando o avião passar, ali ele passa bem baixinho, nós bombardeamos”. Saímos todos correndo, com agilidade de soldados de elite das forças especializadas. Chegando ao quintal da casa de Binho ele imediatamente retirou da terra um pé de mandioca novo e começou a quebrar em pequenos pedaços, o suficiente para ser compatível com o couro do bodoque e ser possível lançá-las contra o avião, distribuiu um pedaço para cada piá. Não demorou e o batalhão estava pronto e com os bodoques devidamente municiados, restava tão somente aguardar o avião passar pela casa de Binho e receber o certeiro bombardeio. Binho, como um esperto comandante disse: “Só atirem quando ordenar, aguardem o avião se aproximar ao máximo, quando chegar o momento: fogo, mandioca nele”

Não demorou e o avião começou a se aproximar da casa de Binho, ela ficava bem próxima da pista do aeroporto e na mesma linha de direção do pouso, ali o avião realmente passava bem baixinho. O avião foi chegando, chegando, chegando... então recebemos a derradeira ordem do comandante: “PREPARAR, ESTICAR BODOQUE... Hum, hum hum, hum... ESPEREM UM MOMENTO...”. Neste exato instante nós já podíamos ver o piloto nitidamente. Repentinamente o piloto, já vendo lá de cima aquela cena desconfortante, “macabra” de toda a piazada com os bodoques esticados, imediatamente abriu a mão direita e começou a fazer o conhecido gesto de discordância da traquinagem, da travessura que a piazada estava prestes a concretizar, era um gesto de advertência como: “Olha que eu estou vendo a molecagem que vocês estão prontos a fazer, vou contar a seus pais”. Com aquele gesto do piloto que todos os piás viram, não ouvimos a derradeira ordem de atirar do comandante Binho, o comandante pipocou, todos pipocaram, e o avião foi pousar sem riscos, sossegado e em paz. Resultado é que a piazada ficou quase um ano sem ir ao campo de aviação ver os aviões, tínhamos medo de sermos reconhecidos pelo piloto... rsrsrs.

Confesso, prefiro muitas vezes recordar dos bons tempos do que reclamar do presente!