' POR QUEM OS SINOS DOBRAM'

NOSSA, NÃO GOSTO NEM UM POUCO DE ÉPOCA DE FINADOS, EM TEMPOS OUTROS, IA COM O MEU MARIDO FAZER A VISITAÇÃO, NA SAÍDA COMÍAMOS PASTEL, TOMAVAMOS CALDO SE CANA, ENCONTRAVAMOS OS AMIGOS,E A MELANCIA CORTADINHA ERA A SOBREMESA, ANOS A FIO FOI ISSO, MAS COMO PERDI ELE UM MES ANTES, FICOU TUDO MAIS TRISTE E MAIS PESADO E COMO FOI DE UMA FORMA SÚBITA, BOM PARA ELE, MAS PARA A GENTE QUE FICA É UMA MORTE EM VIDA,E NESSE TEMPO TIVE QUE APRENDER A VIDA TUDO DE NOVO. É UMA DOR SEM PRESCEDENTES , SÓ QUEM PASSA PODE AVALIAR COMO É DIFICIL, VOCE RETOMAR TUDO DE NOVO, CADA MINUTO, CADA SEGUNDO NOVO ,TE REMETE O COMO ERA TÃO BOM E COMO HOJE NÃO É MAIS.ENFIM NÃO SOU A PRIMEIRA E A ULTIMA A PASSAR POR ISSO, E SABEMOS DESDE E SEMPRE QUE ESSE MUNDO É EFERMERO E QUE ESTAMOS NUMA CAMINHADA , PORQUE A VERDADEIRA VIDA REALMENTE NÃO É AQUI. MAS MESMO VOCE TENDO CONCIENCIA DE TUDO ISSO,SÓ A GENTE SABE, DO DESERTO QUE TEMOS QUE ATRAVESSAR.QUANDO ERA PEQUENA QUANDO MORRIA ALGUEM, PASSAVA O CORTEJO FUNEBRE AO SOM DOS SINOS DOBRANDO EM FORMA DE DOR.A MINHA MÃE EM ÉPOCA DE FINADOS, ELA FAZIA UMA ROMARIA EM VARIAS CIDADES, PARA HOMENAGEAR OS SEUS MORTOS, UMA DAS VEZES QUE FUI COM ELA LEVAMOS NOSSA SOBRINHA KENIA NOS SEUS 6 ANOS E ELA CHEGOU, E VIU A VELA ACESA, E COMEÇOU A CANTAR PARABENS, QUE CONTRASTE COMO É LINDO O OLHAR DA INFANCIA PARA ELA TUDO ERA UMA FESTA. ENQUANTO MINHA MÃE FAZIA A ROMARIA INCLUSIVE NO TUMULO DA MINHA VÓ PATERNA, O MEU PAI PENSAVA DIFERENTE APROVEITAVA O MEMENTO PARA VISITAR OS VELHOS AMIGOS DA SUA CIDADE NATAL, E DIZIA QUE O IMPORTANTE, É VOCE FAZER EM VIDA , UMA FLOR É APENAS UMA REFERENCIA, PORQUE ALI NINGUEM ESTA.. E PENSO COMO MEU PAI. A MINHA CASA É O MEMORIAL ESPIRITUAL DO MEU MARIDO, AQUI FAÇO MINHAS PRECES, AQUI ARRUMO SEMPRE COM A PRESENÇA ESPIRITUAL DELE , POR QUE PELO QUE ENTENDO ,ELES TEM DIAS ESPECIAIS QUE TEM LICENÇA PARA PASSAR POR AQUI. O QUE É O MEU LUTO? PERTO DESSE LUTO COLETIVO DE SEISCENTAS MIL VIDAS PERDIDAS?, O QUE FOI ESSES QUASE DOIS ANOS DE LUTO PERMANENTE, A GENTE CONTABILIZANDO OS MORTOS E TRIPLICA QUANDO VOCE SOMA O ENTORNO ESSA DOR, OS ORFÃOS DA COVID QUE TIVERAM A SUA VIDA DESESTABILIZADAS, TIVERAM A DOR DE DE REPENTE NÃO TER MAIS AQUELA PRESENÇA MUITO NESCESSARIA NA SUA VIDA. UMA ESTATÍSTICAS DE CRIANÇAS QUE PERDERAM SEUS PAIS, MAIS DE QUINZE MIL, DA PARA TER NOÇÃO DO ESTRAGO EMOCIONAL. O FINADOS PARA NÓS FOI PERMANENTE, QUANTAS VIDAS, CEIFADAS, INTERROMPIDAS PRECOCEMENTE, QUANTO RELATO DE DOR OUVIMOS, FOI SIM UM TEMPO DE DEPRESSÃO COLETIVA E SEM PROPORÇÕES DAS SEGUELAS EMOCIONAIS QUE PODEM CAUSAR.O NOSSO FINADOS FOI O MAIS LONGO E O MAIS PERMANENTE, AGORA COM A VACINA ENFIM UMA LUZ NO FIM DO TUNEL, MAS ATÉ ISSO TUDO ACONTECER, VIVEMOS A MAIOR TRAGÉDIA DE TODOS OS TEMPOS, QUE NEM EM GUERRA SE VIU. QUANTOS MEDICOS JOVENS SE FORAM NO FRONTE DE BATALHA A ESSE VIRUS DESCONHECIDO. A ANGUSTIA DE TODOS NUM ISOLAMENTO FORÇADO QUE SÓ NÃO FICARAM INSANOS ,PORQUE A ARTE, COMO UM TODO, NOS SALVOU, CINEMA , TV, LIVROS DISCOS,GAMES, NOS FEZ FICAR EM CASA MAS COM RECURSOS PARA ACESSAR A SETIMA ARTE, E COMO TEM GOVERNOS QUE ACHAM A CULTURA DESNECESSÁRIA, MAS QUANTO FOI NESCESSARIA SALVANDO DAS NOSSAS ANGUSTIAS PESSOAIS. QUANDO VEJO A NICETTE BRUNO EM DUAS NOVELAS REPRISADAS, VEMOS O TANTO DE TALENTO QUE FOI EMBORA , COM TANTO BRILHO COM TANTA PERFEIÇÃO, NÃO RESISTIU, E TARCISIO MEIRA, A ESTORIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA , UM ÍCONE, TAMBEM NÃO RESISTIU, E AGNALDO DE TIMÓTIO QUE FEZ SUCESSO COM A MUSICA O GRITO, NÃO TEVE VOZ PARA PEDIR O SEU SOCORRO,E O GENIAL PAULO GUSTAVO, QUE REPRESENTAVA TÃO BEM A MÃE SUPER MANIPULADORA E QUE FEZ MUITA GENTE RIR, NO AUGE DO SEU SUCESSO SEU SORRISO SE PERDEU PARA SEMPRE.E O PAULINHO DO ROUPA NOVA QUE EM DONA DIZIA ' DONA ESSES TRAIÇOEIROS, SONHOS SEMPRE VERDADEIROS, DONA DOS SEUS IDEAIS, NÃO HA PEDRAS NO CAMINHO, NÃO HA ONDAS EM SEU MAR'.. EM A MUSICA VIAGEM'.. A ESCURIDÃO DO SEU OLHAR ME ILUMINAVA'.. INFELIZMENTE ELE DEIXOU DE ILUMINAR O NOSSO MUNDO.. POUCOS EXEMPLOS DE MUITOS QUE SE FORAM, MAS AS PESSOAS QUE NÃO ERAM FAMOSAS E SE FORAM COM TODAS AS SUAS DORES E AMORES E DEIXARAM NA VIDA A SUA ESTORIA , NA CONTINUAÇÃO DE SEUS FILHOS E NETOS....' 'TODA A MORTE DE UM HOMEM, ME DIMINUE, PORQUE FAÇO PARTE DO GENERO HUMANO, POR ISSO NÃO PERGUNTES POR QUEM OS SINOS DOBRAM...ELES DOBRAM POR TI'.(ERNEST HEMINGWAY)...

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 28/10/2021
Reeditado em 11/11/2021
Código do texto: T7373410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.