A noite sem o brilho das cidades

Quem mora na cidade não tem a oportunidade de observar o céu noturno, ver o brilho da Lua e das estrelas, a passagem de um cometa ou de uma estrela cadente. Nem os satélites naturais são possíveis de se observar. A luz artificial e a poluição ofuscam a realidade da noite. Só quando se fecham as cortinas é que se percebe a escuridão. Também não é possível observar o pôr do Sol nem o nascer da Lua devido a muitos edifícios.

No dia 07-10 do corrente ano estávamos na chácara de nossa propriedade no município de Guapó, Goiás, eu e o meu irmão Afonso, 02 anos mais novo que eu, que é aposentado desde os 18 anos por esquizofrenia; enquanto que eu driblei a esquizofrenia e me aposentei por tempo de serviço. “De médico e louco todo mundo tem um pouco. ” A chácara limita-se com a rodovia BR 060, de onde se pode ouvir o barulho dos caminhões na madrugada.

Por volta das 18 horas o tempo fechou e começou a chover e a ventar. Logo a energia acabou. Não havia velas nem lamparinas. Ainda bem que os nossos celulares estavam carregados e podemos usar as lanternas. Fiquei a conversar com meu irmão até não ter mais assunto. Fui obrigado a dormir mais cedo. Como durmo pouco, percebi a volta da energia às 04:30 da madrugada.

Enquanto fiquei acordado quis observar o Céu noturno, que apesar de nublado com alguns chuviscos estava claro, com nuvens brancas que refletiam. Não havia estrelas, e a Lua estava na fase crescente, ou seja, só pela manhã iria nascer. Então percebi que a noite não era tão escura, e que era possível ver as copas das árvores e os vultos dos animais.

A noite na Terra é causada pela sombra da mesma em relação ao Sol. A Lua iluminada e as estrelas amenizam a escuridão da noite. Mesmo com um Céu nublado, as nuvens refletem a luz da Lua, estrelas e de outros corpos celestes. A penumbra da luz do Sol também reflete no amanhecer por volta das 4 ou 5 horas da madrugada.

Já li que não há escuridão total no nosso sistema solar que se estende até 2 anos luz metade do caminho até a estrela mais próxima, Próxima Centauri, que está distante cerca de 4, 2 anos luz (ou 40 trilhões de quilômetros), na constelação do Centauro. Ou seja, até nos confins do sistema solar há claridade como a de uma Lua cheia. Pelo que sei a distribuição de estrelas no Universo não é uniforme, por isso a existência de trevas interiores onde há escuridão total. Além dos limites do Universo há trevas exteriores onde a escuridão é total e infinita.

Goiânia, 30-10-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/10/2021
Código do texto: T7374673
Classificação de conteúdo: seguro