Política de Alagoas reflete no Brasil

Mesmo sendo o segundo menor estado da federação, politicamente, Alagoas sempre foi destaque nacional, a partir dos dois primeiros Presidentes da República, e mais recentemente o terceiro, além de Presidente do Senado e da Câmara Federal.

Por conta disso, o xadrez político para 2022, se apresenta meio conturbado.

Com apenas uma vaga para o Senado, Renan Filho, governador sem Vice, que hoje é Prefeito de Arapiraca, segunda maior cidade, terá como seu sucessor o Presidente da Assembleia, mais ligado a Arthur Lira, que apaiorá Collor.

Renunciar ao governo para concorrer a outro cargo eletivo requer uma segurança muito grande quanto a sua eleição.

Além da perspectiva de concorrer ao Senado, cogita-se também que ele pode ser vice de um presidenciável.

E lá se vai Alagoas comparando-se a Minas Gerais, terra de Presidentes e Vices, como os mais recentes Aureliano e Itamar.

Assim, Alagoas também tem história no cenário político.

Foi daqui que um candidato iniciou com seus modestos dois por cento nas pesquisas e derrubou políticos tradicionais na política, chegando ao Planalto. Se caiu dois anos depois, ele mesmo diz que foi por "arroubos da juventude". Não teve habilidade para negociar com o Congresso.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/11/2021
Código do texto: T7378552
Classificação de conteúdo: seguro