GASOLINA E DIESEL

GASOLINA E DIESEL

A gasolina e o diesel estão caros?

Sim, sem dúvida.

Agora, muito mais caro estão os impostos que pagamos para não receber, ou receber péssimos serviços prestados pelo Estado.

Quando pago pela gasolina ou diesel recebo em troca a mobilidade, a capacidade de transportar e receber produtos, entre outras possibilidades.

Quando pago impostos, similares ou acima de países mais avançados, estou sendo ludibriado e pagando em duplicidade, por serviços que o Estado, visto o modelo escolhido constitucionalmente, teria o dever de cumprir, e recebe muito bem para fornecê-los. As escolas públicas, com raras exceções, fornecem um ensino deplorável, obrigando quem tem condições, a utilizar-se de estabelecimentos privados para obter educação adequada. O país é sempre um dos que ficam na rabeira do PISA ( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Não por falta de recursos, por falta de gestão competente e valorização da carreira do magistério, principalmente, no ensino fundamental e médio. Na saúde, o SUS, é uma droga, não à toa, milhares de pessoas buscam e pagam por planos de saúde privados, mais uma vez em duplicidade. Há filas enormes para realização de exames, cirurgias e consultas, quem não tem plano de saúde morre, muitas vezes, por falta de atendimento ou acesso a tratamento. Segurança, somos diariamente assaltados de cima a baixo, variando apenas o montante. Investigações, nem pensar, atuação deplorável e truculenta ( quem sabe por falta de educação adequada ), e a Justiça, lastimável, uma das mais caras do mundo e talvez a mais inoperante. Os senhores magistrados, regiamente pagos, cheios de privilégios e penduricalhos estão acima, não dos mortais, mas dos imortais. Paga-se também para as forças armadas, que tem a função de nos proteger de ataques externos e cuidar de nossas fronteiras. Ataques de quem? Nossas longas fronteiras, são grandes peneiras por onde circulam drogas e contrabandos as pamparras. Diga-se que nenhuma das instituições do Estado entram em reformas trabalhistas e/ou previdenciárias. Assim, sim, a gasolina e o diesel estão caros, mas há coisas muito mais caras, que nos roubam milhares de vidas e quando não, causam feridas e escaras que nunca se curam.

Não vou falar aqui da Petrobrás, empresa monopolista de economia mista ( as vezes pública, as vezes privada ), que tem seus méritos e quadros técnicos de bom nível, mas desde o primeiro momento, foi sempre muito mal administrada e gerida, sendo ainda fartamente utilizada, para o enriquecimento das aves de rapina que sugam seu petróleo, como se sangue fosse.

Sendo assim, resta-nos andar a pé e votar nas nulidades de sempre. Além disso, pular carnaval que está chegando, com milhares, já inscritos nos blocos, penso eu, de sujos, sem máscaras, liberados com grande pompa pelos governantes de plantão. Depois, esses mesmos mandatários, vão levar algum para montar novamente as UTI’s “provisórias”.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 05/11/2021
Código do texto: T7378927
Classificação de conteúdo: seguro