HUMILHAÇÃO EM DUPLICIDADE

Sempre tive admiração e respeito pelos "Clubes de Serviços", aqueles que trabalham com seriedade e diuturnamente prestam assistência social aos menos favorecidos, principalmente neste momento de dificuldades que o mundo e o Brasil estão passando. No entanto, recentemente, sem desejar, eis que o destino me colocou nas proximidades e por isso acabei por presenciar a entrega de uma cesta básica a uma família carente. Na entrega da cesta básica se constatava com clareza nos membros da família necessitada uma mistura de alegria e vergonha. Alegria em razão que aqueles gêneros alimentícios em muito lhes auxiliaria. Vergonha em razão de terem a necessidade de receber aqueles alimentos, ninguém em sã consciência deseja chegar neste ponto.

O momento crucial do encontro se deu quando alguém do "Clube de Serviços" solicitou que todos se reunissem próximo a cesta básica para tirar fotos. Neste instante, duas pessoas da família retiram-se e adentraram na casa, os outros permaneceram constrangidos e as fotos foram realizadas.

Confesso, mesmo tendo presenciando de longe, me solidarizei com o constrangimento daquela família. Nada justifica a necessidade de se tirar fotos do momento do auxílio, só serve a documentar e autenticar a humilhação em duplicidade. Que não se justifique que as fotos são para que se documente o trabalho desenvolvido pelo Clube de Serviço, em vista que existem outros meios que não seja as fotos. O bom senso deve imperar, é possível auxiliar sem humilhar.

Há muito tempo já se disse: “Quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” - Matheus 6.