As ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS...

.

Acabo de ouvir, na Antena 2 (da Rádio Difusão Portuguesa), sobre a publicação de uma BD sobre as “alterações climáticas" - "para os mais jovens"... "para sensibilizar os mais jovens"...

Eu falo com jovens em diferentes circunstâncias e ocasiões...

Por exemplo, no super-mercado. Há actualmente muitos jovens ao serviço, como "caixa". Muitos são estudantes que trabalham para financiarem os seus estudos.

Pelo que posso observar, os JOVENS estão mais que alertados - e preocupados - sobre os perigos das alterações climáticas.

Mas então, pergunto-me... QUEM é que precisa de ser alertado?!

São os VELHOS! Os VELHOS que têm hábitos enraízados!

Enquanto a geração de mais idade ocupa o seu tempo a dar conselhos e esclarecimentos aos Jovens, mais valeria que TODOS nós, nos déssemos ao cuidado de nos consciencializarmos a nós próprios, e todos nós, nos dispormos a alterar os hábitos com que temos vivido!

Além disso, são os grandes potentados das indústrias e da economia que têm de mudar!

Enquanto isso não mudar, bem podem produzir-se acções de "esclarecimentos" e de "sensibilização"...

Todos os esforços e sensibilizações continuarão a ser inúteis enquanto QUEM PODE e DEVE MUDAR não se dispuser a fazê-lo.

Tenho sempre presente aquela frase de Bruce Chatwin:

“O mundo, se algum futuro tem, há-de ser um futuro ascético.” Vem na página 164 da tradução portuguesa de "Songlines" - "Canto Nómada", em Português.

Temos todos que REAPRENDER a VIVER!

Em muitos casos, teremos que recuperar hábitos antigos de poupança de água. Teremos que inventar novos hábitos e comportamentos que nos evitem o consumo de plásticos. Temos todos que REAPRENDER a VIVER!

Em muitos casos, teremos que recuperar hábitos antigos de poupança de água. Teremos que inventar novos hábitos e comportamentos que nos evitem o consumo de plásticos. Terá que se parar com a desflorestação das florestas naturais que ainda sobrevivem. Terá que ser abandonado de vez o recurso às energias fósseis a favor da adopção efectiva das energias renováveis.

Terá de ser observado, e multiplicado, o exemplo das iniciativas de re-florestação que têm surgido, nomeadamente em África!

Vi há tempos uma reportagem sobre o abate de árvores exóticas... Há uma instituição internacional - quem diria... - salvo erro com sede no Canadá, que indica as árvores exóticas a serem abatidas... em África, por exemplo... "Porque não é justo limitar o lucro de quem pode vendê-las"

E enquanto não for justo limitar os lucros daqui e dali, o Planeta - e o comum dos mortais - que se lixem...

...Enquanto TODOS não mudarmos, perdoem-me a franqueza, todos os "conselhos aos jovens" não passarão de má consciência...

Myriam

8 de Novembro de 2021

****

Hoje, 21 de Março de 2023,

corre a notícia de que Greta Thunberg foi presa na Noruega, por tomar parte em protestos

que reclamam contra a ocupação - por turbinas eólicas - de territórios dos povos originários

da região mais a norte desse país, destruindo a possibilidade de prosseguirem a sua cultura tradicional.

*

Descobri , também, esta entrevista com a jovem Greta Thunberg,

quando ela tinha 16 anos:

https://www.youtube.com/watch?v=SA9g_HUhOdo

Myriam

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 08/11/2021
Reeditado em 21/03/2023
Código do texto: T7381010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.