Concursos literários: bastidores

Seg08NOV2021/19h20min - Quem olha algum escritor independente participando de concurso literário não faz ideia do quanto é necessário para chegar ao mesmo.

O escrito independente precisa tomar conhecimento em tempo hábil, estudar o regulamento, se inscrever(muitas vezes com custos), ver a possibilidade de um ou mais livros fazer parte.

Muitos desses concursos possuem altos custos financeiros diretos e indiretos. Tanto com a inscrição, quanto material de expediente, gastos com postagem, e, em muitos casos os custos com a aquisição do próprio livro.

Amanhã sairá a listagem das 10 primeiras obras literárias em cada categoria do Prêmio(nacional) Jabuti. Estou um pouco ansioso, pois minha meta, desde a inscrição do livro no Jabuti, era ficar entre os cinco primeiros de minha categoria. Para tanto, tenho que passar pela eliminatória das 10 primeiras obras. Não poderia deixar chegar a noite de amanhã para fazer meus relatos e dividir aqui minhas ideias.

Além do Prêmio Jabuti, em 2021 participei de outros dois concursos, totalizando três livros inscritos. Foram os prêmios Minuano e Livro do Ano AGES. Em 2018 participei no Prêmio da Biblioteca Nacional.

Vale lembrar que as obras são retroativas, normalmente devem ser inscritas nos prêmios as obras publicadas no ano anterior. Até por questão da crítica da mesma.

Almejo participar de outros concursos e outras edições de concursos nos próximos anos e, quiçá, alcançar alguns prêmios literários com livros, pois em textos já foram quatro premiações até o momento.

Tenho fontes de concursos em geral, tenho participado de muitos, entre eles, vários nacionais com textos e, mais recentemente, com livros inteiros.