Marília Mendonça e a comoção.

Estava de folga e resolvemos eu, minha esposa e filho, irmos para casa de minha mãe. Ouvíamos música e bebíamos. Fui um momento para a sala enquanto minha mãe e esposa ficaram na cozinha. Meu filho estudava na varanda. Veio o temido Plantão da Globo com aquela vinheta e música que dão um nó em nosso estômago. Havia caído um avião que transportava a cantora Marília Mendonça, mas estavam todos bem. A imagem que mostrava do avião caído sobre pedras numa cachoeira parecia dizer outra coisa, mas era a própria assessoria dela falando. E o que parecia socorro as vítimas se mostrou outra coisa e os acontecimentos foram mostrados ao vivo, pela tv e internet. Então veio a notícia que todos haviam falecidos incluindo a cantora famosa. Neste momento minha esposa chorou, minha mãe também, mesmo sendo pouco emotiva.

Me peguei pensando porque aquela pessoa que elas nem conheciam pessoalmente se emocionaram tanto? Minha esposa ainda chorou outras vezes, por três dias seguidos. Pensei que aquele momento seria lembrado para sempre, como a gente se lembra como ficamos sabendo da morte dos Mamonas e Senna quem viveu a época.

Passado uns dias, fui pesquisar além do que foi mostrado sobre a cantora e comecei a entender porque tanta comoção. Ela era uma incentivadora. Falava para as mulheres superarem, reagirem, fazer do limão uma limonada Suíça. E mesmo para aquelas que não passaram pelo que ela passou se sentiam próximas porque ela era uma voz que falava por várias e trazia alento, alegria e esperança. Eu ouvia as músicas, mas não são meus estilos de canções que admiro, só que pesquisando letras vi frases que falava para as mulheres superarem, avisava que a falta de mensagens também era um recado dado e que as mulheres podem ser o que quiserem e fazer o que gostam. Podem beber, comer, zoar e ser feliz.

Entendi enfim o choro, não vai aparecer outra Marília Mendonça e suas palavras. Acabaram restando apenas o que ela deixou para trás. Vai ficar o alento de sempre poder ouvir e cantar quantas vezes quiser. E quando sentir saudade pode ouvir e refletir frases como essas:

Sei /Que o pra sempre virou pó /E na cabeça deu um nó/Mas eu tô bem consciente

Mas amei /Amei sozinha, mas por dois /Me conformei que agora, e não depois

Vou ter que seguir em frente... Eterna Marília Mendonça.

Gil Ferraz
Enviado por Gil Ferraz em 09/11/2021
Código do texto: T7381922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.