O leitor e suas impressões

Um bom texto depende da subjetividade, da cultura e vivências do leitor. Sem deixar de ressaltar o estágio de vida do indivíduo, pois aprendemos muito com a somatização das experiências, inclusive a selecionar o que queremos e precisamos. Mas, esses fatores estão intimamente ligados aos gostos. Temos que levar em consideração à complexidade humana em estabelecer parâmetros de qualidade para determinado assunto, vez que o homem é um ser mutável. Já na ótica da comunicação e expressão, um bom texto é aquele que tem coesão e coerência, não é redundante e preserva às variações linguísticas. Porque não adianta debruçar sob às normas cultas e usar palavras rebuscadas para um público que desconhece os significados. Por isso é importante saber dosar o nível de informação para uma compreensão textual mais acertada. Entretanto, nem todos têm o poder da síntese e clareza das ideias. Texto bom é aquele que acalma às tempestades da alma, que evoca o estado de espírito, que provoca sensações, que compartilha o saber, que agrega valor e que transforma a ignorância em conhecimento.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 10/11/2021
Reeditado em 02/12/2021
Código do texto: T7382350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.