__________________AS MANGAS

 

 

Alguém bate ao portão: é meu irmão me trazendo umas mangas. Ele se lembrou que eu gosto e me trouxe mais de meia dúzia. Lá onde morei, quase a vida inteira, as mangueiras estão no fim da temporada. Diriam os entendidos que “esse ano foi ano de pouca manga”. Vou discutir essa questão? Mas nem! Quem sabe, sabe, e a gente também sabe: a Natureza tem mesmo dessas coisas. Tem ano de pouca jabuticaba, ano de pouca laranja, ano de pouca manga.

 

As mangas sobre a mesa da cozinha, acendem o olhar do entregador de água. Ele ficou com vontade da manga, eu vi. Ofereço uma. Ele pega a manga com cara de quem mal vê a hora de prová-la. Mas desconfio: primeiro ele vai achar um lugar bom pra chupar essa manga... Porque manga não é como as outras frutas. Não é boa pra comer partindo com faca, aos pedacinhos. Todo mundo sabe, bom  mesmo é quando a gente se lambuza até a ponta do nariz.

 

Digo ao rapaz que ela tem vitamina C. Bastante, aliás! Ele ri e diz, que já escutou isso por aí. Então! Quer coisa melhor que fruta madura, gostosa, cheirosa, docinha e plena de vitamina C? Melhor que uma manga, só mais de meia dúzia! Vamos às mangas, que depois destas, só no ano que vem!