É PRECISO SABER VIVER

Esta semana, de forma descontraída, trafegando por via de chão batido em baixa velocidade para aproveitar o máximo da natureza, principalmente as araucárias que embelezam o meu Paraná, acabei por ligar o rádio e naquele exato momento estava tocando a música “É PRECISO SABER VIVER”, de Roberto Carlos e Erasmo, fazia muito tempo que não a ouvia. Pensei, após tantas tragédias e desastres que todos nós tivemos que vivenciar nos últimos tempos, é muito oportuno ouvir esta música.

Realmente Roberto Carlos tem razão, “É PRECISO SABER VIVER”. Como diz a letra da música: "{Quem espera que a vida} {Seja feita de ilusão} {Tá frito} {Pode até ficar maluco} {Ou viver na solidão} {É preciso ter cuidado} {Pra mais tarde não sofrer} {É preciso saber viver} {Toda Pedra no caminho} {Você deve retirar} {Numa flor que tem espinhos} {Você pode se arranhar} {Se o bem e o bem existem} {Você pode escolher, o bem é claro} {É preciso saber viver} {É preciso saber viver...}".

Todos nós sabemos que muitos são os percalços da vida, no entanto, creio que o melhor meio de vencê-los é fazendo a boa escolha, a escolha do bem, do amor. “O amor é o sentimento lindo, ele é curativo". A este respeito há muito já se ensina: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vanglória, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Todas as relações precisam ter o amor como alicerce, como luz que ilumina nossas vidas e nos livra da escuridão. Portanto, tenhamos cuidado para não sofrer, mas façamos o bem constantemente, façamos as retiradas das pedras do caminho, a escolha é nossa e de mais ninguém. Preocupações existem e sempre existirão, mas não temeis.

Não fiques aborrecido, triste, pois a este respeito o Papa Francisco com sua sabedoria diz: “A tristeza é uma das piores doenças do ser humano. Ela corrói o coração, opaca a alma e consome nossas energias. Nunca perca a fé e as esperanças. Quanto mais longe acha que Deus está de ti, mais perto ele estará carregando-te em teus braços. Ânimo! Que hoje você possa sentir o amor que Deus tem por ti e que ele cure qualquer ferida que esteja causando tristeza em seu interior”. Portanto, tenhamos confiança, e estampando um sorriso no rosto, digamos: “É PRECISO SABER VIVER”.