Aula de interpretação de texto

Na sala-de-aula.

O professor:

- Vamos analisar, garotada, esta frase que escrevi na lousa. Vejam. Interpretação de texto. Leiam a frase. Aqui está assim "Na Igreja, casaram-se João e Maria." O que se quer dizer com tal frase? Quem sabe?

- Que o João casou com a Maria - disse Carlinho.

- Errado - disse o professor.

- Que a Maria casou com o João - disse Marcinha.

- Errado - disse o professor.

- Que o João ama a Maria e que a Maria ama o João - disse Robertinho.

- Errado - disse o professor. - Vamos, gente. Quem sabe? O que se quer dizer com esta frase "Na Igreja, casaram-se João e Maria."?

- Que na Igreja há um padre - disse Lucinha.

- Errado - disse o professor.

- Que tem bolo de chocolate na festa - disse Paulinho.

- Errado - disse o professor.

- Que o João e a Maria querem ter filhos - disse Vicentinho.

- Errado - disse o professor. - Vamos lá, gente. É aula de interpretação de texto.

- Que João e Maria viverão felizes para sempre - disse Andreiazinha.

- Errado - disse o professor.

- Que o João e a Maria eram solteiros antes de se casarem - disse Marquinhos.

- Não. Não. Não. E não. - disse o professor, meio desanimado.

- Que o padre é homem - disse Martinha.

- Na na ni na não - disse o professor. - Hoje vocês estão muito fraquinhos. Vou explicar o que se quer dizer com tal frase. Atenção. Vivemos... Prestem atenção. Vivemos numa social opressora, e nesta sociedade, que é patriarcal, os homens oprimem as mulheres. Sociedade patriarcal que dizer que a sociedade tem um patriarca, que é homem. Os homens oprimem as mulheres. João, então, oprime a Maria, porque o João é homem e a Maria é mulher. Temos que mudar isso, temos de acabar com o patriarcalismo, que é o governo dos patriarcas, que são homens, que são opressores, que oprimem os oprimidos, e os oprimidos pelos homens são as mulheres. E para acabar com o patriarcado temos acabar com a Igreja, que sustenta o governo patriarcal, que é opressor.

- Nada disso 'tá escrito na frase "Na Igreja, casaram-se João e Maria." - observou Beatrizinha.

- Eu sei - disse o professor. - Não 'tá escrito, mas 'tá implícito. Daí a importância da interpretação de texto. É importante saber interpretar texto.

- Mas o João casou com a Maria porque ele a ama e a Maria casou com ele porque ela o ama - disse Renatinho.

- Errado - disse o professor.

- É assim que eu interpreto o texto - disse Renatinho.

- Interpretação errada - disse o professor. - Você está ideologizado. Você está oprimido pelo seu pai, que oprime sua mãe, e ambos oprimem você, que é de uma família patriarcal. E seu pai e sua mãe casaram-se numa igreja, que sustenta o patriarcalismo.

- Meu pai e minha mãe casaram-se na Igreja. E meu pai ama minha mãe, que ama meu pai. E eu tenho três irmãos. Sou o caçula. Meu pai e minha mãe estão casados há vinte e seis anos. Já têm bodas de prata - disse Ricardinho.

- Eles não se amam - corrigiu-o o professor.

- Amam-se, sim - retrucou Ricardinho. - Eles me dizem...

- Eles não se amam - replicou o professor, perdendo a compostura. - Eles fingem que se amam. São de uma família tradicional. Eu, que sou professor, tenho preparo para entender o que se passa na sua família; você, não. E eu sei interpretar texto.

- Professor, você disse, na outra aula, que cada pessoa pode interpretar o texto de um jeito e que não existe a interpretação certa, e agora... - comentou Lurdinha.

- Eu sou o professor - interrompeu-a o professor. - Eu sei qual interpretação é a correta: a minha. Eu tenho preparo. Quantos anos eu fui à faculdade estudar o assunto? Muitos. E vocês? Nenhum.

- Mas... - disse Ricardinho.

- Não me questione. Aceitem o que eu disse. Agora, atenção, outra frase. Prestem atenção. Interpretação de texto. Numa empresa, à parede, uma folha de cartolina com a frase "Contratam-se funcionários." O que se quer dizer com tal frase?

- Que a empresa está contrando funcionários - disse Marquinhos.

- Errado - disse o professor.

- Que a empresa precisa de funcionários - disse Vicentinho.

- Errado - disse o professor.

- Que a empresa quer vender as coisas que tem, mas tem poucos funcionários para vendê-las - disse Renatinho.

- Errado - disse o professor. - Vamos, gente. Interpretação de texto.

- Que a empresa quer vender bolo de chocolate - disse Paulinho.

- Errado - disse o professor.

- Que a empresa vai pagar salário para as pessoas que ela contratar - disse Vanessinha.

- Errado - disse o professor. - Errado. Errado. Nada do que vocês disseram está certo. Vocês têm de aprender a interpretar textos. A interpretação correta da frase é: a empresa, uma instituição capitalista, é opressora, oprime os trabalhadores, que são pelos capitalistas oprimidos...

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 13/11/2021
Código do texto: T7384666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.