O Desgaste dos Vices

No início do governo Joe Biden, dos Estados Unidos, sua vice Kamala Harris parecia tão aliada ao titular que já diziam que ela poderia ser a sua sucessora. Agora, o que mais se comenta é que ela não está "batendo bem" com a política de Biden, começando assim a se desentenderem.

Aqui no Brasil isto é tão comum, que, numa raríssima exceção, gerou um bordão no programa de Jô Soares: "Vice só Aureliano", que sempre manteve sua lealdade ao titular, Presidente Figueiredo, ainda no Regime Militar.

Afora essa excepcionalidade, o que mais se vê é o desentendimento desde o vice-prefeito, vice-governador, até o vice-presidente. Para não falar apenas no vice-governador de Alagoas, cujo cargo já nem existe mais, por ser ele hoje Prefeito de Arapiraca, a segunda maior cidade do interior, aqui também já houve um Prefeito que, durante todo o seu mandato, não se afastou um único dia, para não dar oportunidade à sua vice assumir interinamente o cargo de Prefeita. Casos semelhantes ocorrem no Brasil inteiro, inclusive na minha cidade natal, cujo vice jamais saboreou um dia como titular.

Não existe mais um "Aureliano" na política brasileira.

Por isso muitos dizem que "vice nem de condomínio". É um cargo desprezível. Mas, mesmo assim, para surpresa geral, Geraldo Alckmin disse que se sente honrado em ser Vice de Lula.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/11/2021
Código do texto: T7385751
Classificação de conteúdo: seguro