Para os outros, sempre estamos errados.

Na condição de superior hierárquico de três colegas, para um determinada tarefa , eu tinha as opções A, B e C para que eles tivessem suas comissões. Sugeri a opção A, que seria cada um ser comissionado 10 dias por mês, de modo que no decorrer do mês todos seriam contemplados. A opção B seria de 15 dias, ficando um deles para o mês seguinte. A opção C seria de um mês para cada um, de modo que um ficaria para o segundo mês e o outro para o terceiro mês. Todos discordaram da minha proposta. Então eu lhes disse: "como os interessados são vocês, que combinem entre si e apresentem a solução". Resultado: decidiram pela opção A, a minha primeira proposta. Mas, como foram eles que escolheram, nenhum rusga. Se não tivessem essa opção deles próprios, a minha seria vista com imposição, seria eu um autoritário.

Assim é o ser humano, difícil de ser comandado. O líder não pode ter só uma opção.

E assim ganhei a simpatia dos meus comandados, por entender que o administrador alcança suas metas através dos seus colaboradores. Tem de aplicar o slogan do cooperativismo: "ninguém é forte sozinho."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 16/11/2021
Código do texto: T7386765
Classificação de conteúdo: seguro