Foto: PDPics/Pixabay

 

 

Você não se acha insubstituível?

 

 

Em toda a minha vida profissional, sempre ouvia a expressão "ninguém é insubstituível".

 

Logo, quando algum colega se despontava nos cumprimentos das tarefas, e se dedicava abnegadamente, outros, com a desculpa da crítica construtiva, diziam "ninguém é insubstituível".

 

Confesso que eu, de minha parte, concordava ou discordava parcialmente dessa expressão que mais parecia e soava como um mantra.

 

Por um lado, podemos entender que uma pessoa (no âmbito profissional ou não) é substituível, mesmo que cumpra as suas obrigações integralmente e com desprendimento. Outro chega, com a mesma especialização, com as mesmas experiências ou não, com um melhor currículo ou não, com as mesmas condições salariais ou não, e assume o seu devido lugar na empresa ou instituição. Podemos considerar, inclusive, os casos fortuitos e as situações de força maior, que nos impõem a condição de substituíveis.

 

Até aqui, em nossa reflexão, chegamos à conclusão de que ninguém é insubstituível. Ou seja: todos nós somos substituíveis. O tempo passa e sempre chega a ocasião de passarmos o bastão para o próximo que prosseguirá com a missão olímpica de tocar o negócio para a frente.

 

Mas, por outro lado, o caro leitor há de concordar, com este simples e humilde escrevinhador, de que há, com certeza, um ponto em que ninguém é substituível. Isto é: em que somos insubstituíveis. Vejamos:

 

Somos substituíveis naquilo que fazemos e produzimos no dia a dia; entretanto, a maneira abnegada e desprendida como fazemos e como produzimos, essa é insubstituível.

 

É insubstituível a maneira como conduzimos e resolvemos as diversas situações adversas que surgem em nosso cotidiano.

 

É insubstituível o jeito doce e amigo de dizer "bom dia" ou "boa tarde" ou "boa noite" e a boa vontade de nos colocarmos à disposição do outro para dirimir dúvidas ou resolver problemas e transpor desafios.

 

É insubstituível o modo meigo de olhar, de sorrir, de compreender, de consolar, de pacificar, de ser companheiro e de ir à luta edificante.

 

Essas ações, dentre outras positivas da alma, são insubstituíveis e deixam marcas registradas na história da empresa, da instituição, da vida de alguém, do lugar por onde passou, e proporcionam uma melhor caminhada mais produtiva e mais feliz aos que ficaram.

 

Então, caro leitor, após esta nossa breve exposição, você se acha ou não se acha insubstituível?

 

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 19/11/2021
Reeditado em 26/11/2021
Código do texto: T7389319
Classificação de conteúdo: seguro