O amor não é para todos

Quem merece receber um amor verdadeiro?

Ser amada (o) por alguém?

Não sabemos dessa resposta por enquanto. O amor parece que não é para todos. Você sabe por quê? A maioria não merece ou deixou para lá. O vento assopra e leva. O amor é para aqueles de mentes evoluídas. Para viver ele é necessário amadurecimento e autoconhecimento. A pessoa amada muitas vezes encaminha-se para nos revelar o que somos. Se de um lado nos desperta o melhor em nós. Por outro lado, nos mostra os nossos piores defeitos.

É nessa contradição que crescemos e evoluímos. Outra questão do amor. Ele exige tempo e paciência. Autocontrole. Sabedoria. Sabe aquela velha frase dita: precisamos esperar a pessoa certa e o momento exato. A maioria supõe que isso é manual de filme romântico. Ilusão dos apaixonados e dos românticos. Temos a seguinte indagação: quando é o momento exato? Não sabemos. Nesse embrulho que muitos perdem o seu grande amor.

Esperar caminhando difere de não esperar. Precisamos evoluir. Esse processo só é possível na caminhada. Não significa dizer que você ficará esperando por uma pessoa em um banco da praça a vida toda. Sem fazer nada. Não é isso. Você precisa crescer. Amadurecer. Pois, quando essa pessoa chegar ela vai te mostrar o que falta em você. Pode ter certeza. Será duro.

Em alguns momentos da vida temos que fazer escolhas e elas vão levando para determinados caminhos. Separando e aproximando as pessoas da gente. Cometemos erros. Acertamos. Um deles é não irmos em direção à pessoa amada. O medo impede. A ponte cai antes de nós chegarmos nela. Seja por medo, insegurança e imaturidade. Condições financeiras. Casei por necessidade. Fiquei grávida. Tornei-me pai. Casei com alguém que disse ir me consertar. Agora tenho filhos. A carreira é mais importante. Assim o mundo parece ser dos corações partidos e arruinados.

O amor verdadeiro é raro. Uma joia rara que não se encontra em qualquer lugar. Essa é a sua primeira condição. A sua segunda condição é que ele é um sentimento puro, claro, autêntico e transparente. Por último, ele não morre mesmo sendo inacessível. O amor genuíno existe quando há um esforço ativo pelo crescimento, progresso e felicidade da pessoa amada. Nessa relação se faz raiz com o sentimento que é próprio da capacidade de amar. Que é vivido a base do cuidado, respeito, responsabilidade e conhecimento.

O amor verdadeiro é construído com o tempo. Entre flores, espinhos, abraços e barrancos. Romantismo! Há a culpa é de nós que idealizamos o que não existe. O que dizer? Perfeição de momentos. Pode ser um dia. O resto todos conhece. Ele não é o papel que embrulha o presente que recebemos e depois jogamos fora. Muitos fazem isso. Ele é valioso. É um presente que recebemos e temos que guardar o melhor possível. Mesmo que muitos cheguem e tentam nos arrancar. Não podemos deixar.

Escrito em novembro de 2021.