Sailor Moon e Neherenia, em imagem metafórica, de costas uma para a outra: a Princesa da Lua Branca e a Rainha da Lua Negra simbolizam o Cristo e o Anticristo?
 
 
Naoko Takeushi previu a chegada do Anticristo?

Nunca, como na época atual, se falou tanto da ameaça vinda do espaço, de meteoros e cometas. A toda hora surgem notícias de meteoros gigantes que estão vindo na direção da Terra ou que tiraram fino de nosso planeta. Há também cometas vindos lá dos confins do sistema, da Nuvem de Oort. E até já existe o projeto de destruir asteróides ameacadores com mísseis, idéia explorada em alguns filmes.
Curiosamente essas notícias me fazem lembrar a famosa mangaká (criadora de mangás, ou seja, quadrinhos japoneses) e cineasta Naoko Takeushi e as mensagens que ela vem deixando nas entrelinhas de sua obra. Naoko, antes de ser desenhista e cineasta foi sacerdotisa xintoista. 


Naoko Takeushi: criadora da mais significativa de todas as super-heroínas.


Em 1991 Takeushi começou a desenvolver o universo ficcional de Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca e Guerreira do Amor e da Justiça. E entre as "sailor senshi" (marinheiras-guerreiras) incluiu Hino Rei, a Sailor Marte, que é sacerdotisa no templo Hikawa. 
Ora bem, Naoko já admitiu que Rei é seu alter-ego. E Rei é mística, exorciza espíritos malignos e possui dons de clarividência e premonição. Já é um detalhe curioso.
A primeira animação de longa-metragem de Sailor Moon, "A promessa da rosa", data de 1993 e trata da ameaça de um asteroide em rota de colisão com a Terra. E isso não é por acaso, há uma criatura maligna por trás. 
No segundo filme longo da Sailor Moon, "Corações em gelo", de 1994, é um cometa gelado que ameaça nosso mundo.
Nos dois casos o que salva a situação é o poder espiritual de Sailor Moon.
Agora foquemos o filme duplo e épico lançado agora em 2021, "Sailor Moon Eternal". Suas duas partes foram lançadas separadamente nos cinemas do Japão no começo do ano e depois, com a Parte 1 e a Parte 2 reunidas (quase três horas de projeção) houve o lançamento mundial pela plataforma Netflix.
Em "Sailor Moon Eternal" (A Eterna Sailor Moon) fica-se sabendo a origem da heroína, que nasceu no Milênio de Prata, o Reino Lunar, há milhares de anos atrás, sendo filha única da Rainha Serenity e detalhe, por concepção virginal. A Princesa Serenity, a futura Sailor Moon, foi homenageada no reino místico da Lua e as quatro guerreiras "sailors" Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus, designadas para dela cuidar. Note-se que o aspecto messiânico de Sailor Moon já aí começa a ficar claro.
São muitos os personagens ditos messiânicos por terem, em aspectos de seu perfil, alguma similitude com Jesus Cristo. Aí, é claro, pisamos com cuidado. Nenhum personagem fictício pode ser comparado a Jesus, mas pode metaforizar Jesus por aspectos da personalidade e missão. Alguns desses "messias" são horríveis, como o Messias de Duna, o de Matrix e o Super-Homem, que pela sua missão de defender a Terra e a Humanidade já foi comparado a Cristo mas de forma, a meu ver, totalmente arbitrária, por se tratar de um herói materialista, sem espiritualidade.
Embora eu goste da saga de Harry Potter, cujas histórias são inteligentes e prendem a atenção, para mim seu messianismo é sofrível, incômodo, pois ele também não demonstra espiritualidade, resolve tudo na base da bruxaria. Mesmo sendo um bruxinho do bem, em oposição a Voldemort e seus aliados, no mundo de Potter não há lugar para religião e oração, Deus nem é mencionado.
Tirando fora o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupèry e o leão Aslain das Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis, em geral são heroínas japonesas que melhor apresentam os aspectos messiânicos, como a Princesa Nausicaa, de Hayao Miyazaki, e a Hikaru Shidou, do grupo CLAMP.
Agora vamos ao assunto do título. Quando da apresentação da Princesa da Lua uma figura sinistra surgiu de seu espelho maligno no palácio real: a Rainha Neherenia, da Lua Negra, "arrastando uma sombra negra" e reivindicando direitos sobre o Reino Lunar. Ela propõe a Serenity uma aliança entre a Luz e as Trevas. Serenity, que representa a Luz, recusa. Isso faz lembrar, de certo modo, as propostas indecentes que Satã faz a Jesus, no deserto, e que o Filho de Deus recusa.
No duelo que segue Serenity consegue selar Neherenia no espelho e na Lua Morta ou Lua das Trevas, e a vilã permanece selada por milênios, mas afinal consegue se libertar na nossa época, quando o Reino Lunar já não existe, e desce à Terra com seu séquito maligno, espalhando a escuridão em nosso mundo e propagando pesadelos que vão dominando as mentes das pessoas, tornando-as agressivas.
Vejam este trecho do livro do Apocalipse:
 
"Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta."


O Bem e o Mal, a Luz e as Trevas: "Sailor Moon Eternal" é um filme de sabor apocalíptico. Nele o Bem e o Mal são escolhas pessoais. Aqui, a cena antológica em que Sailor Moon se vê face a face com Neherenia. 

Assim, podemos aqui traçar um paralelo entre o selo do demônio e o de Neherenia. Só isso já impressiona, mas, voltando à comemoração no Castelo Lunar, é significativo que Sailor Marte, ao ver Neherenia, exclama: "Eu ouvi falar de você! Você é a Encarnação do Mal!" Neherenia não a desmente.
Prestem atenção. Hino Rei, a Sailor Marte, é o "alter-ego" de Naoko Takeushi, Rei é uma sacerdotisa xintoísta com poderes de clarividência e premonição. E a expressão "Encarnação do Mal" equivale ao que a tradição cristã admite ser o Anticristo: ou o demônio encarnado ou um homem - isto é um ser de carne - inteiramente dedicado ao demônio e dotado de poderes prodigiosos.
Utilizando a linguagem da fantasia, "Sailor Moon Eternal" parece um filme repleto de premonições sobre o mundo real, pois nele se defrontam duas potestades opostas, a personagem crística, Sailor Moon, e a anticrística, Neherenia. O confronto decisivo entre as duas é uma espécie de Armagedom. O mundo atual está mesmo envolvido por espessas trevas espirituais. No desenho, uma escuridão real envolve a Terra e forma como que uma barreira, e os pesadelos induzidos (tentações) vão pervertendo as pessoas.
E só os seres da luz podem enfrentar tal coisa, pois as pessoas que apenas vivem no plano material e pragmático nem critérios possuem para lidar com isso. Finalmente, portando o Cálice Sagrado, isto é, o Santo Graal, Usagi Tsukino, a Sailor Moon, chega à sua transformação mais avançada, surgindo como um anjo de grandes asas emplumadas, e é nesta forma sublime que ela enfrenta a "encarnação do mal". Fica claro que só a espiritualidade pode confrontar o poder desencadeado das trevas.
Fica aqui a questão: o que significa realmente o desenho longo "Sailor Moon Eternal"? Por que a heroína é eterna? Neherenia é metáfora do Anticristo? O que Naoko Takeushi quis realmente dizer nas entrelinhas desta animação épica, tão diferente dos filmes habituais de super-heróis?