MONTE VERDE

Escondido entre colinas, Monte Verde é um distrito do Município de Camanducaia/MG, nascido da imigração de estrangeiros, principalmente europeus, que deixaram seus países de origens em busca de oportunidades de trabalho para melhores condições de vida.

A arquitetura da cidade segue a mesma tendência das demais que foram instaladas por esses povos com destaque para os telhados com forte inclinação, talvez esperando a neve que, só por milagre ou crise de loucura do tempo, cairá nesta latitude.

Povo agradável e gentil, cidade limpa com as lojas enfeitadas para o Natal que se aproxima e na entrada da cidade vários pinheiros pejados de enfeites e encimados com estrela pintada com as cores das bandeiras dos países de origem dos ancestrais dos moradores.

Os esquilos, do Shopping Center Celeiro, semiocultos entre as folhagens, são atração para os adultos divertindo-se na tentativa de fotografa-los e para as crianças, encantadas por verem vivos os animais que, quase a totalidade, só conhece pelos livros de histórias ou desenhos animados.

No centro turístico um simpaticíssimo e sorridente papai Noel nos recebeu em sua casa, lindamente decorada com tudo aquilo que a nossa imaginação deseja ver.

Estando em Minas Gerais, outro não poderia ser o cardápio do almoço se não as maravilhosas iguarias da culinária regional e depois de ver de perto tanta beleza, experimentar a angustiante indecisão de qual melhor queijo e doce de leite trazer para casa.

Por falta de agendamento, não pudemos conhecer a escola de falcoaria, mas Monte Verde é um daqueles locais que devemos visitar várias vezes apesar da estrada ser repleta de “lombadas surpresa” com potencial para provocar grandes tragédias.