Hipocrisia

'“Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma.” (Mateo Alemán)

 

Hipocrisia, falsa devoção, triste alegria, fingimento de emoção... E o hipócrita quando bate no peito, diz que ama, mas devora... Põe açúcar no veneno, tem orgulho e não se dobra... Mas cobra sem piedade...

Hipocrisia, ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Segundo François duc de La Rochefoucauld "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude".

Ou seja, todo hipócrita finge possuir comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

Infelizmente algumas pessoas não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.

Existem muitos tipos de violência, mas a que mais me assusta, aterroriza e magoa é a hipocrisia que quando travestida de violência moral derrama o fel e fere de morte nossa dignidade. Esta sim causa indignação. É uma violência silenciosa, que mata lentamente, da forma mais odiosa e covarde que existe.

Rouba-nos sonhos, arrasa nossa dignidade aniquilando todas as esperanças de um simplesmente querer viver...

 

Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 29/11/2021
Código do texto: T7396137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.