Não gosto de churrasco. Não digo que exorciso o evento e chamo o padre Quevedo, aprecio os convidados, a música, o acompanhamento. O que não me atrai, de modo algum, é aquela peleja coletiva pra fisgar um pedaço de carne. Lança a vara, digo, lança a cara, e quem tiver mais próximo, come mais. A própria natureza vai fazendo a sua seleção natural.

Coitado do churrasqueiro! Um homem temperado e assado em um invólucro do qual não se pode livrar (nem sempre a de nudismo não é uma boa praia) sorrindo como quem tem prazer em realizar os desejos alheios. O vejo feito a orquestra que mesmo vivendo à beira da morte no filme Titanic, repetido em 2012: enquanto o mundo se acaba. Quanto aos prazeres da carne, prefiro não opinar. Cada um cuida da sua vida. Mas já viu um churrasqueiro comendo em serviço? Ah não ser que ele seja também o dono da casa, da carne, do churrasco.

Há os que preferem um boi servido "à lá Sangué", tão vivo a ponto de exalar o seu odor até as mais longínquas paragens, despertado o ódio dos veganos, portadores de plaquinhas com mensagens de ódio aos "subhumanos" carnívoros que tiveram seu desenvolvimento inspirado na lei de sobrevivência imposta pela Idade Média: criminosos esses carnívoros, não? Assassinaram a cadeia alimentar! Patifes! Deviam ser presos (bom lembrar que contém ironia).

Há os que preferem a carne passada, de vez, dura, ressecada. E daí? Há os que torcem pelo Cruzeiro e, tudo bem. Gosto não se discute, se lamenta.

A leitoa que se cuide o porco deu sinal de vida! Nada substitui um torresmo com angu! Nem mesmo o melhor filé mignon apaga a ideia de que o porco foi cremado. E que Deus o tenha! Enterrado está no intestino delgado, prestes a ser excretado. Nossos sentimentos.

E pra acabar com essa história de churrasco, trago verdades invioláveis: ou o assunto é futebol ou é carne. Ou as duas coisas. Mulheres só são pauta na ausência do gênero.

E lá vem o PHD em frango assado dizer que a grelha especial faz com que ele asse por igual. Mas não seria o fogo o responsável pela "assadura"?

- A carne tem que ser descongelado um dia antes, de preferência carne fresca, nada de usar temperos, só sal e só grosso. Grosso é esnobar conhecimento de causa em churrasco alheio. Vai que o cara gosta do sal fino, acrescenta uma erva aromática, dá um banho de cerveja...

- Matou a carne! Assassinou o churrasco.

Quem te perguntou? Seria um bom questionamento para uma festinha mó ida a cerveja. Bebe muito, escandaliza. Bebe pouco, amortiza. Lê, lê, lê o  churrasco é meu, eu faço o que eu quiser( Volta a frase e leia cantando um samba). Mas tem código de conduta para manipulação de animais prestes a darem a vida pelo prazer racional de alguns? Vem com manual de instruções? Tem lei que regulamenta?

- Acende o fogo com um pão embebido em álcool!

- Apaga a brasa que a carne já está no ponto.

- Compra a linguiça do Açougue do Lalado.

-Troca a música porque churrasco pede pagode.

E depois de tudo haverá quem dirá que a carne era pouca e a cerveja acabou.

- No churrasco de quem?

 

 

 

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 29/11/2021
Reeditado em 29/11/2021
Código do texto: T7396153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.