SOCA PILÃO!

SOCA PILÃO!

Muitos ainda se lembram deste utensilio que complementava a cozinha de uma casa.

Segunda feira era dia de socar o arroz, na terça de socar o café, e assim por diante.

O pilão consiste em um tronco de madeira, furado, formando um grande buraco na mesma, onde eram colocados os mantimentos para serem socados. Isto é, retirar as suas cascas.

Depois de colocados dentro do pilão, os cereais eram socados com grandes paus cilíndricos que eram chamados de “mão de pilão”. O barulho característico desta operação até hoje ecoa nos ouvidos dos que conviveram com o pilão.

Acompanhando o ritmo do pilão, na fazenda Baia, o velho José Lucas, declamava:” Soca pilão, quem não soca não come...” Ele repetia por várias vezes e o ritmo encaixava perfeitamente na letra.

Socar o café (para tirar a casca , e depois o café torrado para fazer o pó),o arroz, o coco para extração do óleo,o amendoim para fazer a farinha, e várias outras utilidades.

Quando eram duas as pessoas socando, era muito bonito ver a alternância das mãos de pilão socando.

SINFONIA DO PILÃO

Dizia a Dona Cecy :

Maria! Soca o café!

O Padre vai chegar,

Ele é homem de fé!

Soca pilão quem não soca não come!

Efigênia! Soca o amendoim para fazer a broa!

E alegrar a nossa patroa!

Soca pilão, quem não soca não come!

Ilda! Vai o arroz socar!

O pessoal vem para almoçar!

Soca pilão, quem não soca não come!

Priscila! soca o milho na palha rasgada!

Para fazer canjica para a meninada!

Soca pilão, quem não soca não come!

Soca pilão, quem não soca não come!

Termina a semana.

Hoje é domingo!

O pilão não soca...

Todos descansam...

Amanhã, começar tudo de novo!

Soca pilão, quem não soca não come!

xxxxxxxxxxx

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau , abril/2017

Dedico esta "Sinfonia" àquelas que junto ao pilão da fazenda Baía, faziam coro com o mesmo, obedecendo a sua cadência: As irmãs Efigênia, Maria, Priscila e Conceição Bananal; Hilda e Maria Pinheiro; Zelina e muitas outras.

murilo de calambau

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 30/11/2021
Código do texto: T7397362
Classificação de conteúdo: seguro