Apenas Mais Um Adeus

 

Mais uma que se vai e não foi o bichinho que veio de longe que a levou.

E nessas ocasiões a gente se dá conta da perenidade da nossa própria vida. Que estamos envelhecendo, quer queiramos ou não, que daqui a pouco chegará a nossa vez e que esse “daqui a pouco” está logo ali na esquina à nossa espera.

Algumas pessoas entram na vida da gente apenas para nos ensinar a não ser como elas em alguns aspectos.

"Eu gostaria de ter te conhecido muito antes para ter bebido mais da tua fonte, pois você tinha muito a me ensinar, a nos ensinar, àquelas pessoas que se dispusessem a aprender com você.

Exigente, verdadeira e culta, muitas vezes afastava as pessoas de si e, por conta disso, experimentou a mais triste das solidões, do abandono e da negligência. O abandono do corpo material, que é de suma importância para se viver neste mundo.

Não sei dos seus pecados, do porquê desta punição.

Às vezes eu tinha a impressão de que você gostava de estar assim, com mil doenças sem solução e eu não me conformava, falava coisas que você não gostava de ouvir e para não ouvir, na maioria das vezes, você não nos deixava falar.

Ainda assim você conseguia ser amiga e divertida em amenidades, suas profundezas eram abissais e apenas você as conhecia a fundo.

Nossa amizade foi rápida, Não mais de três anos, acho que descobri, porém, o motivo do castigo que você se impingia por baixo desta couraça de cultura e sabedoria.

São suposições apenas, de alguém que observa e tira conclusões, que uma vez pensou em ser psicóloga e assim como você, amiga, acabou numa profissão que lhe deu emprego, trabalho e salário para sobreviver decentemente. Quiséramos ser tantas coisas, desejamos tanto um destino brilhante e acabamos escravos das nossas escolhas primordiais e por estarmos acostumadas a elas, chegamos numa época em que não se tem mais vontade de mudar essas escolhas porque elas não fazem mais diferença na nossa vida atual.

Uma outra amiga que te conhecia também, comentou que isso faz parte da nossa evolução espiritual, então a gente deixa de sofrer por elas, as aceita, segura na mão do Criador e vai.

Espero que essa evolução espiritual, do qual nossa amiga em comum falou, tenha te levado ao caminho da luz, onde nem o arrependimento nem a culpa, nem as dores do corpo e da alma te alcancem novamente, porque se foram os belos sapatos, as roupas de bom gosto, as joias, as pessoas “importantes”. Tudo sumiu e no momento derradeiro restaram poucos, bem poucos... os mais simplesmente importantes certamente.

Depois de você nunca mais olharei o pôr do sol de novo com os mesmos olhos. Foi para aí que você deve ter ido, agarrada àquela nesga de céu que vislumbravas da tua janela todas as tardes e que era só o que conseguias ver do mundo nos últimos tempos. 

E que encontres flores, muitas flores a afofar teu caminho, já que gostavas tanto delas".

Esse foi apenas um a mais. Um adeus doído, dolorido e descolorido a alguém que via cores e beleza em tudo que olhava e rimava como quem respira. Que usou as dores do corpo para tentar curar as dores da alma.

 

Roseli Schutel
Enviado por Roseli Schutel em 01/12/2021
Reeditado em 11/06/2023
Código do texto: T7397904
Classificação de conteúdo: seguro