A Fotografia e a Genialidade

Caro leitor que me lê neste momento inoportuno. Se escolhêssemos uma invenção dos tempos modernos que mais marcou a humanidade qual seria a escolhida? Para mim sem dúvida seria o surgimento da máquina fotográfica. Uma invenção que surgiu nos meados do século XIX em 1826 para ser exato uma técnica criada com a exposição luminosa em uma superfície sensível. A fotografia se tornou uma invenção revolucionária, brilhante e genial. As fotos tem uma magia natural de capturar os momentos mais sublimes, felizes, extasiante, tristes, catastrófico e mortal de um indivíduo, eternizando em uma simples imagem o que aquelas pessoas sentiam naquele momento. E quando nos deparamos com aquela imagem do passado nos lembramos daquele momento singular daquele sentimento único que rodeava em nossas mentes e percebemos o que ficou para trás. As fotos para mim são um recorte de uma vida que não espera e nem cessa para que possamos refletir sobre esse mundo caótico que passa diante de nossos olhos diante de tantos desafios. As fotografias assim como a vida me fazem perceber que nem sempre os momentos são felizes como desejaríamos que fosse e a nossa caminhada sobre a Terra é feita de momentos: momentos felizes e momentos tristes que devemos abraçar na mesma intensidade com que a recebemos e resignarmos que o mundo está numa constante mudança e que somos incapazes de conter essas mudanças. E assim como as fotos tem uma capacidade vívida de lembrarmos aquilo que nossa mente tente a esquecer. Não é somente as imagens que nos fazem sentirmos saudade daquele momento partilhado, mas sim os sentimentos que prevalecia naquela mente descontraída daquele tempo nostálgico. As fotos que hoje parecem ser cada mais descartáveis e instantânea perderam o encanto de eternizar um momento simples onde pessoas compartilham de uma felicidade comum e passaram apenas ser um produto que é consumido com uma passar de um dedo sem se importar com os detalhes ou com os sorrisos estampados naqueles rostos desconhecidos. O encanto das fotografias está em eternizar um momento único e espontâneo para que possamos apreciar em algum instante vindouro o passado e sabermos que aquele tempo não voltará mais.

Davi Freitas - 04/12/2021

Kaynne
Enviado por Kaynne em 04/12/2021
Código do texto: T7399715
Classificação de conteúdo: seguro