A roupa da Embaixatriz.

A Embaixatriz, queira ou não, é a alma de uma Embaixada, mesmo quando de boca fechada. E, quando preciso, até mesmoem forma de Embaixatrizo...

Assim, certa vez, na nossa Missão em Pequim, ou Beijing, pra ficar ainda mais chinês, uma nossa Excelentíssima de pendores e louvores sartoriais - claro que por detrás de Glande Muralha - implicou com a indumentária surrada do cozinheiro da Residência Diplomática, - por sinal excelentíssimo e até cobiçadíssimo Chef - e, motu proprio, foi a uma conceituada alfaiataria da cidade onde encomendou 6, sim, meia dúzia, de uniformes imaculadamente alvos, do melhor tecido e feitio possíveis...

E, entregue a a encomenda, Sua Excelência deu ordem expressa para o o cozinheiro passasse a usar a nova fatiota. Mas, porém, contudo, no entanto e todavia, que é de que sua ordem foi cumprida... A cada investida sua na palaciana cozinha, estava o chef com a mesma roupa batida de todos os dias...

Até que, no curso de um banquete oficial, quando ao fim do acepipe todos os convivas queriam conhecer e aplaudir

o mestre de todas aquelas divinas iguarias, eis que o Chef se apresenta com o mesmo uniforme antigo. A Senhora Embaixatriz, à vista de todos, resolve dar-lhe um tapa de luva:

- Por quê o Senhor não está usando a confecção nova que eu lhe dei...?

A resposta sai um tanto mascada, mas resoluta:

- Não senola, aquera loupa jamais usalei...

A Embaixatriz levanta a voz:

- Mas como ousa responder assim à esposa do Extraordinário e Plenipotenciário Chefe da Missão...?

E vem a explicação, encerrando, e rendendo assunto:

- A loupa blanca aqui, Senhola, é loupa de defunto....

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 05/12/2021
Código do texto: T7400249
Classificação de conteúdo: seguro