118 Os teiús ameaçam

Tupinambis é o nome científico de um gênero de repteis (lagartos) da família telidae ou teiidae, e conhecido popularmente com os nomes de teiú, tiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. O nome tupinambis é uma homenagem aos tupinambás, uma tribo indígena que por volta do século XVI habitava toda a costa brasileira desde o Recôncavo baiano até o atual estado do Rio de Janeiro, e que praticava a antropofagia ou canibalismo.

O teiú é o maior lagarto nativo da América do Sul, e pode chegar a 2 metros e abrange sete espécies. A sua coloração é negra, com manchas amarelas e brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados, coloração que desaparecem quando crescem. Possui a cabeça comprida e pontiaguda, com muitos dentes pequenos.

Os teiús podem viver em cativeiro até 16 anos. São heliófilos e de hábitos diurnos. Se alimentam de ovos, carnes, frutas, vegetais etc. São ovíparos, põem até 30 ovos que eclodem em 90 dias. São agressivos quando manejados, mordem (não têm veneno) e usam a cauda para dar chicotadas e se defender. Os seus principais predadores são o guaxinim, gambá e cachorro-do-mato.

Fernando de Noronha é um pequeno arquipélago vulcânico distante cerca de 350 quilômetros da costa do Brasil, distrito estadual de Pernambuco, com uma área de 26 km², compostos de 21 ilhas, ilhotas e rochedos. A principal ilha compreende 17 km². É habitado por cerca 3 mil pessoas e é um dos pontos turísticos mais atraentes do Brasil. Em 1988, a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional. E em 2001 a Unesco declarou Fernando de Noronha como Patrimônio Natural da Humanidade.

Conforme relatos de moradores, o lagarto teiú e gatos foram introduzidos na ilha na década de 1950 por europeus com objetivo de acabar com os ratos também trazidos por europeus em suas embarcações. O problema é que os teiús se multiplicaram e ameaçaram espécies nativas como pássaros e sapos e trouxeram a contaminação da salmonela entérica a moradores e turistas. Estimam-se que há mais de 10 mil indivíduos ou 365 lagartos para cada km², sendo que na China, país mais habitado do planeta conta com 145 habitantes para cada km².

Na nossa chácara nos arredores de Goiânia já deparei com vários teiús com coloração negra e manchas amarelas e brancas sobre a cabeça e membros. Certo dia eu vi um filhote esverdeado. Eles são ariscos, se movimentam rapidamente. Dia desse um teiú grande se enroscou numa tela da cerca bem perto de mim. Não tive coragem de tocá-lo e deixe-o ir embora. Outro dia eu vi dois teiús atravessando a rodovia com o risco de serem atropelados por uma carreta em alta velocidade. Creio que os teiús estão se multiplicando por todo o Brasil pela faltam de predadores e de não servirem de alimento para os seres humanos.

Goiânia, 04-12-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/12/2021
Reeditado em 05/12/2021
Código do texto: T7400642
Classificação de conteúdo: seguro