Homem de Coragem

No início dos anos 70, na cidade de Paratinga, antiga Rio Branco, situada no Oeste do estado da Bahia, vivia um jovem de nome Pedro (não me recordo o sobrenome), de família distinta naquela localidade.

Certo dia em que o mesmo ajudava sua mãe a levar as roupas para serem lavadas nas águas do Velho Chico, de repente jogou a trouxa de roupas no chão, saiu correndo, dando cabriolas, falando palavras ininteligíveis e atirando pedras nas pessoas que passavam.

Nunca mais Pedro voltou à sua normalidade, antes foi piorando a cada dia, tornando-se extremamente violento, sendo necessário passar o resto da vida acorrentado numa cela da cadeia pública.

Em certo dia de sábado, pela manhã, enquanto o povo começava a se aglomerar em frente ao Mercado municipal, situado na praça principal da cidade, pois começava a feira, o Delegado Tenente PM/RR Pedro do Patrocínio, homem de estatura mediana, cinquenta e poucos anos de idade, passava a pé, em direção à Delegacia, quando avistou o jovem Pedro, que ficou conhecido no lugar como “Pedro doido”, por entre os feirantes, armado com um revólver e um facão.

Pedro doido causava terror na cidade e odiava de morte aquele delegado. Os militares do destacamento ao saberem que Pedro havia escapado da prisão e estava na feira, armado, causando problemas e aterrorizando o povo, trataram de se esconder, pois também o temiam.

O Tenente Patrocínio, homem corajoso e perspicaz, que sempre dizia não temer nada nesta vida, nem a morte, senão os castigos de Deus, ao avistá-lo de longe, foi se aproximando, sem que o mesmo percebesse, e ao chegar bem próximo, deu um salto e o agarrou. Pedro doido de imediato tentou sacar o revólver, ou o facão, mas pela providência divina um cigano chamado Agnelo chegou para ajudar, incentivando outros homens da cidade, que se encheram de coragem com a atitude do delegado e do cigano, também ajudaram, imobilizando-o.

Só algum tempo depois, quando Pedro doido já estava amarrado, os soldados chegaram para conduzi-lo à Delegacia. Até hoje não se sabe ao certo como Pedro escapou da prisão.

Humberto Cláudio
Enviado por Humberto Cláudio em 07/12/2021
Código do texto: T7402083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.