Escrever a mão

Lendo a pequena biografia de Dante, autor de "A Divina Comédia", escrita pelo não menos famoso Boccaccio, voltei no tempo em que escrevíamos a mão. Eu, escrevia meus rabiscos adolescentes com bic escrita fina, numa letra caprichada em uma cadernetinha de papel almaço, cortado em páginas pequenas, costuradas por mim, com direito a desenhos coloridos por lápis de cor, algumas figuras recortadas aqui e ali, inclusive de jornais, coladas com cola caseira, creio que de maisena (na caixa estava escrito: maizena). Claro fique que em nada comparo meus rabiscos à mão, com a escrita dos imortais aqui referidos, Dante e Boccaccio, que não sei como escreviam: com bico de pena, tinteiro, tipo de papel... O fato de suas obras, escritas no início de 1300, terem atravessado séculos é uma fortuna para nós leitores. Na Introdução da biografia, Pedro Falleiros Heise, professor e pesquisador da USP, esclarece que Dante enviava, primeiro, seus manuscritos ao senhor Cane della Scala, espécie de autoridade da época. Pronto!, estavam garantidos os direitos autorais, digamos assim, ninguém duvidaria da autoria do texto. Depois que eram vistos por della Scala, Dante fazia cópia para quem as quisesse. As leituras costumavam ser feitas nas igrejas, principalmente, e aí a minha imaginação encena a leitura perante um grupo de leitores ávidos por ouvir o escrito (poemas, no caso de "A Divina Comédia"). Será que mulheres participavam dessas verdadeiras leituras coletivas? Não faz muito, li "Roube como um artista", de Autin Kleon, um livro estimulante sobre processos criativos, em que o escritor incentiva fortemente, para começo de conversa, a escrita a mão, feita num espaço físico seguro sem nada digital ao alcance. Naturalmente, depois chegará o momento de levar o texto para "la computadora", em espanhol, como gosto de dizer, parece mais bonitinho. Ah, se pudéssemos sossegar o tempo e passar a limpo algumas coisas deste mundo digital a que somos submetidos.

 

A biografia referida:

Vida de Dante

Autor: Giovanni Boccaccio

Editora: Penguin