Parque para quê te quero


Quem é turista de primeira viagem, ou até quem já é veterano no assunto turismo, com certeza desconhece um charme particular de NYC (New York City).
Nem todo morador de NYC bate cartão no fim de semana ou no feriado no Central Park porque simplesmente existem mais outros 1,700 parques espalhados pelos cinco bairros da Big Apple (apelido da cidade de Nova Iorque).

São parques sem fim de vários tamanhos com jardins, playgrounds, centros recreativos com área verde para a prática da ioga,  áreas  arborizados e cercadas com mesas para jogar xadrez, parques com piscinas de tamanhos variados, pequenos bosques para piqueniques no verão e rinks para  patinação no gelo no inverno.



Quem se lembra do filme, "ABC do Amor" - Brasil/ "A Magia do Primeiro Amor" - Portugal (Little Manhattan - 2005), onde Gabriel  anda de patinete por toda Little Manhattan (bairro de Nova Iorque) com seus dois melhores amigos e ainda encara um 'bully' com a ajuda da amada Rosemary Tedesco num parquinho?

 

Na verdade é um pequeno jardim de uma residência cujo proprietário faleceu e doou o jardim para os cidadãos de NYC. Quem quiser passear por lá basta ir no horário comercial qualquer dia da semana.


Quem mora perto não resiste e acaba desfrutando desse retiro, principalmente nos dias de verão onde a temperatura é bem agradável e o ambiente tranquilo. Ideal para ler o jornal do dia, jogar xadrez ou conversa fora, tirar aquela soneca,  ou simplesmente fugir do corre corre da cidade e o calorão de verão para tomar um picolé. ☉

 


Quem sabe, podemos reproduzir parques assim nas nossas metrópoles brasileiras. Parques com espaços como: quadras de basquete, teatro ao ar livre, area aberta para soltar pipas, espaço para jardinagem e horta comunitária além de tantas outras atividades.

Não podemos é ter prédios abandonados e casas vazias com piscinas que servem para criar o mosquito da dengue. Locais assim não têm utilidade nenhuma para nós  cidadãos. Só trazem doenças, viciados, criminalidade e acabam com a tranqüilidade e desenvolvimento dos bairros.  

 

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 09/12/2021
Reeditado em 10/12/2021
Código do texto: T7403168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.