Ellla Fitzgerald

ELLA FITZGERALD

Há exatamente 49, quase 50 anos atrás, estava de folga na casa paterna na capital onde a arte e cultura estava efervescente apesar do período político ainda tendo os militares no comando.

Eu aos meus vinte anos estava ainda vestindo a farda do exército pois estava finalizando meu serviço militar.

A minha vestimenta chamava certa atenção e isso até me deixava desconfortado ao lado daquelas pessoas ao meu redor.

Isto por outro lado me favorecia a entrada franqueada a shows e espetáculos.

Fui sozinho ao Teatro Municipal assistir um espetáculo beneficente ao centro israelita ao menor com a cantora norte americana Ella Fitzgerald..

Teatro lotado com pessoas ansiosas para ouvir a cantora de voz sem igual considerada a maior cantora do século pelos críticos da época. Possuía uma voz que atingia três oitavos. O que permitia cantar vários estilos musicais com maestria!

Durante o espetáculo o qual foi muito aplaudido. Apesar de estar num setor mais popular notava o tempo todo estar sendo observado pelos ocupantes das poltronas mais próximas.

Houve um intervalo no qual tínhamos acesso a terraço de frente ao anto MAPPIN, sai para tomar um ar fresco enquanto absorto nós meus pensamentos observava o movimento na praça.

N certo momento percebi que um jovem senhor, com mais idade que eu mas jovem ainda aproximou, acredito por estar só como eu, indagou me com ar de curiosidade.

- Boa noite, meu jovem, de forma polida, pode me dizer o que está fazendo aqui ?

Um tanto surpreso, confesso. Respondi:

- Gosto de música e por se tratar de alguém de importância internacional fui atraído.

Um pouco surpreso mas contente com resposta ... aquele senhor continuou a conversa e foi se apresentando.

Disse que morava em New Yorkor, mas era filho de pais brasileiros e estava no Brasil passando férias na casa de tios.

Confessou sua curiosidade por ver um militar assistindo a um espetáculo no Teatro Municipal...mas disse ter ficado feliz ao saber de meu interesse.

Disse estar hospedado no bairro dos Jardins e que ainda estaria mais alguns dias no Brasil.

Tomou papel e caneta e anotou seu telefone e disse me amigavelmente.

- Aqui está meu telefone se quiser me liga podemos tomar café nas proximidades da Av. Paulista.

- obrigado, mas devo retornar ao meu

na segunda feira e me apresentar no quartel no interior...uma pena.

Nos despedimos e voltamos ao espetáculo que logo começou com as portas fechando.

Ao término do espetáculo as de portas laterais e frontais se abriram e cad as um tomou seu destino

Contei aos meus pais, principalmente a minha que sempre aguardava ansiosa para eu contasse como foi....

E logo retornei a Pirassununga e mm e aprentei no quartel e nunca mais soube daque lá r senhor mas lembranças ainda estão vivas na memória.

Ao Teatro de Municipal retornei muitas outras vezes onde conheci e assisti espetáculos musicais operas, musicais e ballet famosos.

Depois em minha carreira magistério fiz questão de levar meus alunos, de minha sala de coordenação, 8ª série, na época ensino fundamental, 1⁰ ano do curso superior em lecionava.

Todos alunos de no bairros de periferia. Enfrentei certo preconceito ao chegar com meus alunos numa casa de espetáculo deste gabarito.

Mas garanti que meus alunos foram devidamente orie no tados por mim seu professor. E não havendo nenhuma ocorrência.

Alguns alunos chegaram a agradecer me pela oportunidade Única de possibilitar tal oportunidade a eles.