Campeonato Brasileiro de Futebol

No dia 24-09-1979 a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi desmembrada da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), entidade sucessora da FBS (Federação Brasileira de Sports) fundada em 8 de junho de 1914. A CBD comandava o futebol e esportes olímpicos praticados no Brasil. A CBF é responsável atualmente pelos campeonatos nacionais, pela seleção de futebol masculino e feminina.

O Brasil foi um dos últimos países do mundo a ter um campeonato nacional sob a alegação de ter um vasto território e falta de infraestrutura fora do eixo Rio e São Paulo. Na verdade, os times eram pobres, na maioria, e não havia estádios adequados para um campeonato nacional. Não havia transmissões de TV ao vivo, só por videoteipe. Até então só havia os torneios de seleções estaduais.

Em 1959, a CBD cria um torneio nacional, a Taça do Brasil. Em 1967, o torneio Rio-São Paulo foi expandido a outros estados, com o nome de torneio Roberto Gomes Pedrosa, que em 68 e 69 recebeu o nome de Taça de Prata. Em dezembro de 2010, a CBF unificou a Taça do Brasil disputada entre 1959 e 1968, e as edições de 1967 a 1970 do torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata ao novo Campeonato Brasileiro criado em 1971, que passou a abranger todo o território nacional.

O primeiro campeão brasileiro foi o Bahia, em 1959. O Palmeiras é o time com mais títulos, 10 no total até o momento. O Atlético Mineiro foi o primeiro campeão da nova competição, em 1971. Após 1971, o Flamengo tem mais títulos, 8. Não me lembro de ter assistido pela TV nenhum jogo do campeonato Brasileiro de 1971; acompanhava os jogos num radinho de pilha. Já era torcedor do Vila Nova de Goiás. Em 1971 só a rede TV e a TV Cultura transmitiam os jogos ao vivo precariamente. A maioria dos jogos eram transmitidos depois do ocorrido, em videoteipe.

Depois de várias mudanças no formato, o campeonato de 2003 passou a ser disputado por pontos corridos, com jogos de ida e de volta. O Cruzeiro foi o campeão, com o Santos vice. O Brasileirão atual compreende as séries A, B, C e D com acesso e descenso para o ano seguinte. As séries A e B comportam 20 clubes, com jogos de ida e volta, num total de 38 rodadas. As séries C e D são disputadas em grupos classificatórios, com acesso e descenso.

Devido a pandemia da Covid-19, o Brasileirão de 2020 sofreu um atraso na tabela dos jogos e não teve público. O Flamengo foi o campeão com uma bela campanha. O Brasileirão de 2021 correu normal, com os estádios cheios e torcedores sem máscaras contrariando os especialistas contrários às aglomerações porque o novo coronavírus não se espalhou. O Atlético Mineiro foi o campeão com 26 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, com 84 pontos; 13 a mais que o vice, o Flamengo. Depois de 50 anos o Atlético voltou a conquistar o título com um futebol forte e veloz. Está de parabéns!

Goiânia, 13-12-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/12/2021
Reeditado em 13/12/2021
Código do texto: T7406227
Classificação de conteúdo: seguro