Quantos sentimentos temos imprimidos em nosso cérebro! Quantas lembranças, quantos momentos, quantas aflições gravadas que ali ficaram e que hoje tornam-se empecilhos para muitas coisas que queremos.

Lembranças de infância, certos momentos que foram insuportáveis ou daquelas manhãs perfeitas, quando o mundo poderia acabar naquele instante. O relógio que gostaríamos que congelasse no tempo, ou que passasse muito depressa para não registrar algumas situações.

 

Guardamos tantas coisas dentro de nós! Não sei como um ser humano consegue armazenar tanta coisa num cérebro. E como às vezes acontecimentos podem ser tão marcantes que nos deixam paralisados em diversas situações de nossa vida. Deveríamos ter um botãozinho no cérebro que pudéssemos apertar e apagar aquelas lembranças tormentosas que nos perseguem a vida inteira;  um outro que pudesse injetar todas as boas lembranças, fazendo o sangue correr mais depressa, os olhos brilharem, e o corpo ser envolvido com aquela endorfina misturada com adrenalina.

 

Existem certos momentos na vida, que a descrição mais real deles seria "um tapa na cara". Aquele tapa que anestesia o rosto e que é como se fosse uma facada na alma. Um minuto apenas que nos arranca do chão, e nos faz completamente absortos da realidade. Chegam então aqueles momentos  de incredulidade: a realidade cai como um manto! Ela parece até a melhor roupa que já compramos, vem com o número certo, molda-se no corpo, não deixa nenhuma beiradinha de sonho, nem uma pontinha de duvida.

 

A principio vem o pânico, olhamos para diversos caminhos sem saber o qual tomar. Ficamos a analisar a situação vendo-a em diversos jeitos diferentes. Pensamos, repensamos. E o pior é a hora de dormir, quando deitamos a cabeça no travesseiro e os pensamentos vêem como uma cachoeira, sem interrupções. E viramos de um lado, e de outro, querendo pensar em outra coisa. Nos sentimos no meio de um oceano, sem horizonte, sem terra a vista, dando braçadas na agua, tentando alcançar não sei o que.

 

Em qualquer situação da vida, podemos escolher em ser positivos ou negativos, e a melhor coisa é estarmos focados na parte positiva que muitas vezes é difícil de emergir. Como é estressante lidar com as emoções! Temos respostas emocionais de raiva, solidão, desapontamento, pena, há tantos sentimentos que aparecem e que achamos tão dificeis de se lidar com eles. Temos que tomar cuidado para que a situação não mude nada estrategicamente dentro de nós, pois sabemos que tudo que é dificil nos ajuda a crescer.

Sinto que alguns problemas que enfrentamos são sinais de que algumas mudanças precisam ser feitas. Temos que fazer o possivel para enxergá-los em sua neutralidade tentando seguir nossas intuições e nosso aprendizado.

 

A parte mais dificil é reconheçer o problema. Não adianta querer enganar a nós mesmos e pintar de colorido o que nao é.

E embora marcas profundas fiquem, aqui deixo algo que aprendi com o tempo: 

 

 

 

Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 15/12/2021
Código do texto: T7407849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.