Melhor idade: melhor idade pra quem?

 

 

Melhor idade era aquela em que você não precisava pensar antes de se abaixar para pegar o guardanapo que deixou cair. Melhor idade é atravessar a rua fora da faixa e não se arrepender no meio do caminho quando o sinal abrir e ter que correr para salvar a vida. Melhor idade era quando você abaixava para apertar o laço do sapato, sem aparecer uma competição de uma modalidade olímpica.

 

Depois que você vence a barreira dos 60, até a contagem do tempo muda, ou seja, a cada 24 horas representa menos um dia. Mentira? Olha as desvantagens que você tem após os 60:

Ressecamento da pele, osteoporose, placas de gordura no coração, pressão lembrando placar de basquete americano, falência dos neurônios, baixa visão e audição, falta de ar, queda de cabelo e outras coisas mais.

 

Um conselho: Se você é daqueles que, na reunião de família, gosta de falar sobre o seu passado ou suas experiências, faça uma listinha com as suas histórias para não ficar mudo, pois sempre aparecerá alguém chato para dizer: "Você já contou isso!". Nesse momento, você perde o controle da situação e não consegue lembrar de mais nada. É bom ficar esperto. Não se aborreça quando deixá-lo falando sozinho. Sim, muitas vezes quando chega a sua vez de falar, te deixam na mesma falando sozinho. Uma dica e não ficar preso ao passado: Para não ficar sem assunto e nem ficar fora das conversas, tenta criar histórias novas. Faz tempo que você não faz nada de novo e suas histórias são antigas, e você já contou a mesma história diversas vezes.

 

Obrigações: Sabe aquela agenda cheia de coisas para fazer? Você terá uma cheia com nomes de remédios. Nessa mesma agenda, você tem um monte de anotações com horários dos remédios que não significam nada, pois você esquece de olhar a agenda.

 

O que os jovens procuram pelas ruas da cidade: Lojas de roupas, calçados, eletrônicos, etc.

O que os idosos procuram pelas ruas da cidade: Farmácias.

 

E a visão? Outra coisa que acontece depois dos 60 é a troca de óculos. Você não admite que está ficando cego e vive trocando os óculos. O problema é que você muda de óculos, mas a visão não muda, ou seja, continua enxergando mal.

 

Outra decepção dos mais velhos é nos passeios. Você não pode curtir nada, pois tem sempre alguém de olho em você, que pergunta: "Precisa de ajuda?". Cuidado! É aí que mora o perigo! Você fica com raiva e resolve mostrar que está bem. Sim, isso já aconteceu comigo. Subi na pedra e pensei em cumprir o ritual que sempre fazia quando era jovem. Primeiro, tem sempre alguém que quer te ajudar a subir: "Dá a mão aqui, senhor!". E você, com a sua rebeldia, pensa: "Dá a mão é o cacete!".  Sentar na pedra e olhar a paisagem era tudo o que eu queria naquele momento. Mas, logo, as pernas começaram a doer, o que me fez ter que trocar de posição a toda hora. Outra coisa: se vai ver o pôr do sol, leve os óculos, para usá-los após o sol se por, pois ficará cego com a luminosidade. Mas, fique calmo e não se preocupe com os outros, pois haverá alguém dizendo: "O senhor está muito na beira, pode ter uma tontura e cair". Nessas horas, eu resmungo entre dentes e penso: "FDP!".

 

E as vantagens? O privilégio de ser mais velho é que todos querem ficar livre de você. Dia desses, fui tomar a DR (dose de reforço), estava eu e uma senhora aguardando na mesa de informações, quando alguém já gritou lá dos fundos: "Terceira dose é aqui!". Ou seja, não tive nem tempo de pegar a fila normal. A senhora virou pra mim e disse: "Será que vai demorar?" Eu: "Fique tranquila que eles vão nos chamar logo. Não pense que eles são bonzinhos, é que querem se livrar da gente, o mais rápido possível".

 

Assim é a vida, meus amigos. Se você já passou dos 60 e pensa diferente, está na hora de procurar um médico, pois você já está no estágio de negação.

Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 17/12/2021
Reeditado em 17/12/2021
Código do texto: T7409632
Classificação de conteúdo: seguro