O SONO E O DESPERTAR

O SONO E O DESPERTAR

Existem quatro estados de Consciência possíveis no ser humano a saber: O Sonho; A Consciência de Vigília; A autoconsciência e a Consciência Objetiva. O animal humano divide a sua vida entre o Sonho Comum Corrente e o “Mal chamado Estado de vigília”. Que é, uma outra forma de SONHO. Que se dar quando o corpo físico dorme na cama. É aí que o Ego, envolto anda com a Consciência adormecida e age como um sonâmbulo, movendo-se livremente pelas regiões moleculares. Nestas regiões moleculares, os seus Egos projetam-se e vivem seus sonhos. Neles não existem lógica alguma, e não tem continuidade e não tem funções Psíquicas, trabalham sem direção, aparecem e desaparecem, em imagens subjetivas: Com cenas incoerentes, vagas, imprecisas, etc. O Ego, envolto aos seu corpo, quando regressam ao corpo físico. Veem então, segundo seu estado de Consciência, que é o seu estado de vigília: Sonhos tais, ainda continuam no interior. Este processo é proporcional, com o nascer do Sol. Quando o Sol se põe, as estrelas não deixam de existir. O mesmo se dar com os sonhos de vigília. Eles continuam secretamente. Isso significa dizer que: O homens vive no Mundo dos Sonhos.

Dizem os poetas: Que a vida é sonho. Porém dizem os Ocultistas que: O animal racional, mesmo dirigido um carro; trabalhando em fábrica; estão sonhando. É muito comum, as pessoas enamoram-se, casam-se em estado de sonho, e é muito raro na vida, eles estarem Despertos. Mas creem firmemente que estão despertos. Diante de tudo, nos falta compreender que estamos adormecidos. Contudo, quando nós, nos der conta, desta realidade estaremos no caminho do despertar. E quem assim o fizer, tomara a consciência. E por consequência tornar-se-á autoconsciente. Os Pseudo-Esoteristas, assim como os Pseudo-Ocultistas. Presumem estarem Autoconscientes e acreditando que as ademais pessoas estão despertas. Estão eles, totalmente equivocados, vejamos porque: Se isto fosse verdade, que as pessoas tivessem despertas, nós viveríamos na Terra, um paraíso, não haveria guerras, não existiria: Nem o Meu, Nem o Seu, Tudo seria de todos, viveríamos em uma Idade de Ouro.

Quando alguém está desperta, a Consciência torna-se autoconsciente é então que ela adquire a Consciência de si mesma, passando conhecer a Verdade. Mas, para tanto, terá que alcançar o terceiro estado da Consciência: que é indispensável para conquistar do terceiro andar do Templo. E somente depois, que poderá subir para o Quarto Andar. Que chamamos de Consciência Objetiva. É com ela, que podemos estudar as coisas sobre nós mesmo: e do mundo tais. É aí, que nós nos tornaremos um Iluminado, onde passaremos a conhecer por experiências, os mistérios da vida e da morte. Nós outros: durante em sono profundo, podemos ver nos sonhos alguns lampejos e clarões, no estado de vigília. Na Autoconsciência: Poderemos ter lampejos de Consciência Objetiva. Mas quisermos chegar ao despertar a Consciência, teremos que trabalhar aqui, agora, neste mundo físico o despertar. E quem aqui, desperta, despertara em todas as partes, e em todas as dimensões do Universo. O organismo humano é um Zodíaco vivo, em cada uma de suas doze constelações, é a onde a Consciência dorme profundamente. É urgente despertar a Consciência, em cada uma das doze partes do organismo humano, e é para isso que existem os exercícios zodiacais.

Maranguape, 17 de dezembro de 2021.

(Voltaire Brasil)

Fonte de pesquisa:

SAMAEL AUN WEOR.

(TRATADO ESOTÉRICO DE ASTROLOGIA HERMÉTICA)