PAPAI NOEL - UM MULATO SARARÁ

Em 1975 os compositores cariocas Rildo Hora e Sérgio Cabral, compuseram a música Os meninos da Mangueira, que na primeira estrofe descreve o Papai Noel como "um mulato sarará primo-irmão de dona Zica", segunda esposa de Cartola (casaram-se quando ambos eram viúvos). Cartola foi um dos tantos interpretes da música Os Meninos da Mangueira.

A melodia de tanto sucesso bem representa os demandas simples da meninada menos abastada que tiveram a oportunidade de nascerem num dos berços do samba.

Ora, o que são um pandeiro e uma cuíca?

- Talvez para a maioria dos que vivem do lado de cá, sejam algo insignificante e sem interesse.

O menino da mangueira teve a sorte de ser presenteado diretamente pelo Papai Noel. Mais ou menos na mesma época, um dos meninos da periferia, talvez com as mesmas necessidades do menino de Hildo Hora e Sérgio Cabral, recebeu um violão, diretamente das mãos de seu pai, quando desejava chuteiras.

Este menino, que de tanto jogar bola no Sol a pino, trazia a pele enegrecida pela grande produção de melanina e pelos cabelos Engruvinhados era chamado por muitos de sarará, mas não pensem que de forma carinhosa, mas de forma preconceituosa, como se sarará fosse alguma anomalia.

Pois então, quando alguns lançam mão de palavras pertinentes a características físicas, de cor da pele e do tipo de cabelo, atribuindo uma relação pejorativa, isto fica claro, aliás bem claro.

Esta semana quando o cantor Caetano Veloso, disse em entrevista ao Roda Viva no dia 20 de dezembro de 2021, que não vê problemas em usar o termo "mulato", que é criticado por ativistas raciais.

Eu também não, desde que o emprego da palavra seja com naturalidade, diferentemente do tratamento dado ao menino que jogava bola.

Pobres dos compositores Rildo Hora e Sérgio Cabral, se lhes fosse negado a poesia dos versos, com palavras que não expressassem a realidade do Papai Noel!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 24/12/2021
Reeditado em 24/12/2021
Código do texto: T7413944
Classificação de conteúdo: seguro