FRASES COTIDIANAS QUE INTERFEREM EM NOSSA VIDA

O tempo passa, a vida passa, o que não passa é o que aprendemos no decorrer da vida, com lutas e frustrações, experiências adquiridas, amizades conquistadas, oportunidades almejadas, relacionamentos.Tudo faz parte da construção da nossa história, mas muitas vezes acreditamos em frases que interferem em nossa vida porque adotamos como padrão de conquistas, são elas: “ Cada um colhe o que planta”. Outra: “Somos responsáveis pelo nosso futuro”. Mais outra: “ Querer é poder”. De todas que ouvi a pior é esta: “ Tudo é no tempo de Deus”.

Para esclarecer, vou comentar cada uma delas, começando por “Cada um colhe o que planta”. Quando ouço esta frase, geralmente quem pronuncia, quer dizer que quem faz o mal vai colher o mal e quem faz o bem vai colher coisas boas, e na verdade, não é assim, deveria ser mais não é, temos como exemplo pessoas que passam a vida toda se esforçando, se dedicando a algo, produzindo, trabalhando, muitas vezes com o pouco que tem, ajuda a quem está mais necessitado, e não é valorizado por isso. Enquanto outros, matam, roubam, tratam mal o próximo, só praticam o que é ruim e se dão bem na vida. A meu ver, a frase já não está de acordo.

A próxima “Somos responsáveis pelo nosso futuro”, é outra contradição porque se fosse verdade, todo mundo estaria com o futuro pronto, escolhendo só o melhor em todos os sentidos, tirando as pedras do caminho, evitando os obstáculos, ou seja, deixaria a casa arrumadinha com tranquilidade, só para quando chegar, descansar, porém sabemos que é outra utopia, o futuro é incerto, o único futuro certo é a morte.

A terceira frase “Querer é poder”, é outra ilusão porque boa parte da vida, tentamos acreditar nisso como uma maneira de consolo, mas se pararmos para pensar, vemos que não é bem assim. Um exemplo é o indivíduo que estuda, se prepara, trabalha, já fez tudo que estava ao seu alcance mas depende de terceiros para ter uma oportunidade, e não tem. Outro exemplo, é ter um familiar doente e querer muito que ele se recupere, fique bem e isso não acontece porque não depende de nós. Então simplesmente querer não é poder.

A última frase “Tudo é no tempo de Deus”. Não quero com ela, atingir religiosos, nem ofender ninguém, pois tenho respeito por todos, mas confesso que esta frase me incomoda muito porque ela dá margem a se conformar com fracassos, a não ir adiante, a se acomodar. É muito usada como desculpa, quando a gente não consegue algo, e, se for assim, como ninguém sabe o tempo de Deus, é melhor ficar em casa assistindo televisão, sem fazer nada porque quando chegar o tempo, vamos ter o que queremos, não é verdade? Para que se esforçar?

Para finalizar, quero salientar, que muitas vezes nos apropriamos de frases, de termos que sutilmente interferem na nossa vida, pois passamos a acreditar, de forma equivocada, que tudo é verdade ou que tudo é mentira, e precisamos ter a nossa visão de mundo, de acordo com a nossa vivência e saber interpretar as situações porque as realidades são diferentes.