"Nordeste Independente"

Do poeta Ivanildo Vilanova, a também nordestina Elba Ramalho fez muito sucesso cantando a música "Nordeste Independente."

Uma das minhas filhas, ainda na infância, morando numa pequena cidade do interior de Alagoas, sempre se apresentava em eventos escolares, cantando músicas de Xuxa e Elba Ramalho. Nesta, em que faz uma sátira aos políticos, ela dava tanta ênfase, no trecho da declamação, que parecia já entender seu real signicado.

Vendo que seu pai encarava como farol para o sucesso "o estudo e o trabalho", para não depender de políticos, ela também assim o fez, chegando à graduação, mestrado e doutorado.

Via o pai dizer, batendo no peito orgulhosamente, que não precisou pegar um pau-de-arara em busca de sobrevivência em São Paulo.

Venceu aqui mesmo no Nordeste, que, como já dizia Luiz Gonzaga - "o meu Nordeste desta vez vai disparar."

E quanta diferença o nosso Nordeste de hoje!

Nem vou enumerar os itens do seu progresso. Bom mesmo é que venham conhecer "in-loco" esta região de maior número de estados da federação.

Bem que Luiz Gonzaga também já dizia: "meu Nordeste está mudado."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 27/12/2021
Código do texto: T7415946
Classificação de conteúdo: seguro