Cozinhar da vida

Meu dia de cozinhar, oba. Separo os temperos e ingredientes, coloco-os todos sob a bancada, o dia está bem quente, então pego um refrigerante e penso no que vou fazer. E lá, no começo de toda epifania que pode atingir uma pessoa de forma aleatória, a conclusão vem de que a vida é exatamente como cozinhar.

Cada um tem seu estilo, existem de várias culturas, uns levam mais jeito do que outros. Há os que ganham bem com ela e há aqueles que o fazem apenas porque é necessário. Envolve gostos de diferentes e diferentes sentimentos.

Todos precisam de itens básicos para cozinhar tais como temperos, fogão, local para preparar a refeição, e mais importante, os ingredientes. E para viver, precisamos de oxigênio, amigos, família, amor e coragem.

Por sorte, as plantas e algas estão fazendo fotossíntese nesse momento, então, até agora, o oxigênio está garantido. Já os amigos, compete a nós irmos nas lojas da vida e escolhermos os mais potentes e de maior qualidade. A família nem sempre é o mais fácil, mas lembre-se que assim como o leite derrama injustamente e suja o fogão sem ser culpa de ninguém, pode acontecer. Mas e o amor e a coragem?

Amor não é um daqueles ingredientes especiais que a gente compra para alguma data dessas marcadas no calendário. Tem que estar na prateleira do nosso armário para sempre que formos nos alimentar, ele estar pronto. É como o sal que dá todo o sabor e faz a comida ficar boa, porque todos nós sabemos que sem sal a melhor comida não tem gosto e a gente joga fora.

Mas se o amor é o sal, o que dizer da coragem? Coragem é ingrediente necessário para qualquer parte da culinária da vida. Coragem para ir em busca do que se deseja. Mas coragem não é somente isso, é o que produz o sal, é que torna a culinária possível, é o combustível para juntar todos os ingredientes para fazer uma boa comida. É a fome. É o que impulsiona. Sem a coragem a comida de nada serve porque não faz sentido.

E cozinhar é viver, em cada ato, em cada vez que se arrisca, mistura ingredientes. E sem coragem, como fazer? Como abrir o armário, pegar as panelas, fazer a comida e esperar pacientemente enquanto fica pronta, e ainda contar com toda sorte para que tenha ficado boa? E quando a comida fica pronta, é preciso colocar no prato e saborear e sentir. Tudo precisa ter coragem.

Ter coragem para sentir talvez seja o mais difícil. O tempero da vida é ter coragem para amar, assim podemos cozinhar em felizes, apesar de qualquer coisa.

Olhando para o meu prato perfeito e saudável, como e saboreio com o prazer de ter a certeza de que sei que é preciso coragem para viver mais do que para cozinhar em um dia quente.

Tamyrys Hadassa
Enviado por Tamyrys Hadassa em 30/12/2021
Código do texto: T7418558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.