Para todos, um feliz Ano-Novo!

Luiz Carlos Pais

É tempo de agradecer o dom da vida. Que neste dia especial saibamos escrever uma sincera frase de gratidão no caderno íntimo da nossa consciência. É momento de reconhecer que não estivemos sozinhos no caminho recente. Fomos conduzidos pelas crenças que iluminam as escolhas de cada um. Abaixo dessa luz protetora, estão os gestos das pessoas de boa vontade que sabem respeitar e multiplicar as orientações prescritas pelos profissionais da área de saúde.

Ainda estamos sem entender com muita clareza, por que milhões de pessoas mundo afora não tiveram a chance de sobreviver a essa terrível pandemia, além daqueles tantos outros que ainda lutam pela vida, por diferente motivos e circunstâncias. Por isso, nesse dia especial, é também momento de prestar reverências à memória daqueles que partiram em situações que palavra alguma sabe expressar.

Ao comemorar as nossas conquistas nesse ano que passou, sejamos então tocados pela esperança de um mundo melhor, seja qual for a riqueza ou localização do país considerado. No atual mundo da economia globalizada, não há como aceitar a prevalência do insano princípio do apartheid, em se tratando do acesso à saúde pública e aos direitos básicos das pessoas. Entre as poucas certezas sobre o que nos trouxeram até aqui, estão os recursos científicos e os meios tecnológicos que avançam em busca de novas alternativas para combater as sucessivas variantes virais.

Nessa curta avaliação, ainda marcada pelo calor do momento, é preciso ter cautela para procurar entender as lições deixadas pelo passado recente. É preciso confiar no futuro, buscar o discernimento político e não desistir de votar nas próximas eleições. É oportuno relembrar que o termo francês réveillon significa “despertar para um novo tempo”. É um símbolo cultivado na virada para o novo ano. Se houver muitos fogos de artifício, que eles nos levem ao encanto, mas que também não assustem ou machuquem o ouvido dos nossos animais de estimação; que eles façam reviver os momentos de encanto e de magia, amenizando o peso da realidade percorrida.

Que a celebração recente do nascimento do menino Jesus, na modesta gruta improvisada por Maria e José, faça renascer a alegria compartilhada, semeando as virtudes necessárias para a construção de um mundo melhor para todos. Que após a festa, todos possam retornar à segurança dos seus trabalhos. Para os desempregados que venham novas oportunidades, pois não há incerteza maior do que estar à margem da produção necessária para ganhar a vida de cada dia.

Que este dia traga esperança, multiplique sonhos e restabeleça as forças para construir coletivamente uma sociedade melhor. É preciso acreditar na democracia, nas instituições, no potencial de cada um, além de estar atento aos gatunos de plantão que sempre procuram usurpar do bem público. Desse modo, pedindo graças aos céus, sob a proteção da ciência e de todas as pessoas de boa vontade, saibamos reverenciar o significado desse dia. Estejamos atentos ao encanto dos fogos de artifício, com o coração leve e alegre, entre pessoas queridas, mas com os pés no chão, para enfrentar os desafios próprios desta vida. Para todos, um Feliz Ano-Novo!