Réveillon

A casa passou o dia sonolenta. Uma atmosfera morna de preguiça tomava conta de tudo. Não parecia que era o último dia do ano: muito diferente de anos anteriores em que cedo as pessoas levantavam e começavam a se preparar para uma noite de festa.

Não havia cheiro de comida assando no forno e nenhum vai e vem de vassoura. Ninguém precisou limpar as cadeiras empoeiradas: nada de visitas hoje.

Também não será necessário grandes produções. Não é preciso perder tempo e gastar dinheiro no salão de beleza ou usar uma roupa incrementada. Esse vai ser o réveillon da simplicidade.

Ela finalmente se dá conta de que a badalação dos anos anteriores eram só ruído de fundo para o silêncio de sua solidão. Dessa vez, ao contrário, o silêncio total permite que ela se conecte consigo mesma e entenda o que vale e o que não vale a pena o esforço...

Ela tirou um tempo para refletir sobre o ano que passou - prática comum quando um ciclo se encerra. O silêncio de sua casa e a ausência de agitação são reflexo do seu interior: mais sereno, menos bagunçado. Os planos para a noite de hoje, que consistem em não ter planos, também refletem as mudanças de seu comportamento: nada de ansiedade, tentar controlar e planejar tudo…

As prioridades de fato mudaram. E com elas os relacionamentos também mudaram. Hoje vai ser uma noite tranquila onde muitas mensagens não serão trocadas e várias ligações não serão feitas.

Nunca houve um final de ciclo mais significativo para ela, isso eu posso lhes garantir.