MEU CANAL (divulgação gratuita)

— Está doendo?

¬¬ ’Ão...!

— Se doer, faça um gesto.

¬¬ Anhán!

::::::::::::::

Dentista (ou ‘Deustista’, no dizer do Tex) “é coisa pra se guardar”.

::::::::::::::

— Volte na quinta, da semana que vem.

¬¬ Anhán! Um-torrigado!*

(*Pronúncia de "muito obrigado.)

::::::::::::::

Dentista é “show” de bola, pois deixa a gente de boca aberta. Pelo menos isso aconteceu comigo. Estou aqui divulgando o meu “canal”.

Segundo o portal “Dentaly” (.com.br), no Antigo Egito pensava-se que a dor de dente era castigo divino e ela era tratada com rituais terapêuticos mágico-religiosos.

De acordo como esse mesmo “site”, canal é área de atuação para uma modalidade chamada ENDODONTIA. Esse conceito é mais antigo do que o adjetivo usado para xingar árbitros de futebol. Consiste mais ou menos no seguinte: “não extraia o dente, remova a polpa”.

O portal mencionado destaca que:

ASPAS

// A endodontia é a área da odontologia que trata dos canais das raízes dentárias, restabelecendo as funções do dente e evitando a perda dele. \\ Fecha ASPAS

::::::::::::::

Como é que a gente fica durante um daqueles longos instantes na mesa do “endodentista” (ou “endoDEUStista)?

Eu fico vendo imagens na minha imaginação, como se fosse num canal de televisão.

Nas imagens que “vejo”, aquelas ferramentas usadas são armas que estão me defendendo das monstruosas cáries que não conseguem me vencer porque ali está alguém utilizando habilidades tão admiráveis quanto às dos antigos gladiadores — e minha boca aberta é a arena de luta.

::::::::::::::

— Cuspa.

¬¬ Tchu, tchu, tchu.**

(**A baba escorre elasticamente.)

::::::::::::::

Da série: “Ali, BABO com CÁRIES entre DENTÕES”