Competências Socioemocionais em tempo de pandemia

A pandemia do Covid-19 nos trouxe e está trazendo muitas mudanças.Muitos compartilhamentos de energia ,tempo de tecnologia, da empatia cada vez mais presente no cotidiano,uma mexida quase cem por cento no nosso lado espiritual.

O tempo mudou. Nada parou e nós também. Apenas devemos respeitar a lei natural das coisas.

A empatia em tempo de pandemia está mais importante. Compartilhar,ameniza problemas entre as pessoas.Nós dependemos dos outros. Esforço não é sinônimo de sofrimento. Somos e estamos numa dualidade na vida,como "dia e noite".

"Tudo o que acontece na nossa vida é um presente",segundo o escritor Alain Kadema. Não podemos perder o brilho da vida.Somos 99% espiritual.Quem está no eixo não tem depressão,tem positividade frente as coisas do cotidiano,como também mostra a física quântica.Tem-se uma intercessão global.

Não é fácil cuidar das emoções ,porque temos no todo seis tipos delas.Então, é preciso ter a arte de conciliar as coisas na nossa vida.

A efetividade é necessária. Trabalhar as emoções no trabalho é um tanto difícil.Até porque na vida,ninguém engana ninguém. E a família é muito importante nesse caso,pois interfere muito na efetividade,desde o nosso nascimento.

Somos seres biosociemocionais. Precisamos dominar nossas emoções. Temos o cérebro primitivo( que são as coisas mais primárias,como raiva,comer,etc) e racional(podemos dar sentido na vida). A emoção é no lado direito do cérebro.Todos os sentidos devem ser trabalhados.O medo de ter medo paraliza o ser humano. A confiança chega para nos mostrar o contrário,o córtex cerebral se abre para o mundo e para o outro,então,junto da alegria,que é a maestria emocional .

Tudo isso está na memória de longo e de curto prazo.Temos que ter atenção,ainda mais nesse momento de pandemia (ou quase pós pandemia).Emoção e atenção devem ser olhadas mais de perto. Termos mais coragem ,mesmo que esta palavra venha da palavra " coração".

Uma pessoa interessante é uma pessoa com atenção e ela precisa mudar,sair do tradicional. Às vezes,ser mais resiliente.A resiliência é um ponto muito importante,em destaque.

Algumas pesquisam nos mostram que só 20 minutos conseguimos prestar atenção em alguma coisa. É a média para uma pessoa prestar atenção e os outros minutos tem que trabalhar essa atenção. A tal competência emocional, o lidar com esse eixo emocional de cada um.

A vida não combina com automatismo. Somos pessoas emocionais e a depressão e o stress são os itens que a UNESCO está preocupada,nesse tempo de COVID-19,pois fazem a imunidade abaixar demais.

Outro item importante que foi visto é a respiração. As pessoas precisam aprender a respirar melhor. Somos 99% de vácuo e 1% de realidade. É necessário parar e olhar ao redor,respirar. É o fenômeno de dar o tempo e atenção à uma pessoa ,que pode ser tantas coisas,como amor,empatia,equilíbrio,etc.Seria daí a fonte de todos os desejos.

Ser positivo para a gente,faz o cérebro imitar. Sorrir,respirar,ser positivo. Afinal, a maior proteção efetiva é o sorriso.