Reflexão: Livre arbítrio, escolhas, consequências.

Livre arbítrio todos temos, afinal não estamos mais no tempo da escravidão, e da submissão onde negros e mulheres não tinham direitos, nem da própria vida e de escolhas.

Mas apesar de sermos livres, ao mesmo tempo não somos totalmente. Vai ter sempre escolhas a se fazer, pessoas que dependem de nós. Todos gostaríamos de podermos fazer o que der na telha, chutar o pau da barraca, o balde...E por mais que alguns tem uma certa liberdade, vai ter sempre algo que vai impedir de jogar tudo para o alto, sumir, fazer o que lhe convém. Pelo menos os que não são egoístas, que pensam em si próprio, somente! E se caso fazermos o que bem queremos, o que é melhor e prazeroso naquele momento, há de ter algumas consequências. Por isso que na vida temos escolhas.

Quando somos crianças, sempre vamos depender de nossos pais, por mais que muitos de nós já viemos com o instinto de liberdade, são a eles que devemos obediência. Daí crescemos, viramos adultos, muitos conseguem ter seu emprego, profissão. Alguns casam, tem filhos. E as escolhas de novo impede de fazer tantas coisas que tem vontade, que devido as responsabilidades da vida, de ser mãe e pai, breca esses desejos, deixando para um futuro a longo prazo.Então os filhos crescem, não dependem tanto de nós como antes. Dá para realizar alguns sonhos pendentes. Mas aí de novo nos vemos em uma encruzilhada, temos nossos pais, que já estão velhos, e que agora eles dependem de nós. E vamos adiado de novo nossas vontades.

A vida passa, ficamos mais velhos, e por fim vem os netos, os animais de estimação a quem amamos como filhos, deixamos de viver, de sair pelo mundo a fora, pois temos quem dependa de nós, ainda...E entre um dever e escolhas, dá para conciliar algumas vontades, alguns sonhos. Dá para voar um pouco, mesmo com 70% de nossa liberdade, de nosso livre arbítrio.

Creio que dá para ser feliz, mesmo que deixemos alguns sonhos para trás. Não dá para ser o que realmente queremos ser, nem ter o que ou quem almejamos, porque por mais que sejamos donos de nossas vidas, não somos uma ilha. Na vida todos precisamos de alguém. Todos precisam de nós!

Somos livres, até que ponto?

Simone Henri
Enviado por Simone Henri em 10/01/2022
Reeditado em 11/01/2022
Código do texto: T7426098
Classificação de conteúdo: seguro