QUANDO O SORRISO DA TCHAU

Quando o sorriso da Tchau? Na maioria das vezes é logo a seguir o click da foto. Sorriso dado, foto tirada, dever cumprido, sorriso retirado e tchau! Como resultado: Uma foto em que todos estão “sorrindo”. Antigamente era o inverso, não expressavam sorriso, estavam todos sempre sérios, melancólicos.

Sorrir para demonstrar alegria, satisfação ou felicidade é hábito comum e faz parte de nossas vidas. Assim como receber sorrisos. A dúvida fica em saber se o sorriso foi espontâneo ou não. Alguns cientistas dizem que existe apenas um tipo de sorriso que é usado para transmitir felicidade, chamado de “sorriso de Duchenne”, em homenagem ao cientista francês Guillaume Duchenne, que fez a primeira pesquisa séria (embora questionável) sobre o assunto. Duchenne revelou seus testes sobre sorrisos falsos e verdadeiros através da aplicação de choques leves em algumas regiões da face humana, estimulando os músculos e observando as expressões faciais que aconteciam durantes os testes realizados. Ele concluiu que, ao contrair e esticar os lábios para sorrir, o músculo zigomático maior traciona o canto da boca em direção às orelhas, fazendo com que a boca tome o formato de “U” — isso acontece com a maioria das pessoas. Além disso, o movimento de um conjunto de músculos que estão perto dos olhos (orbicularis oris) causa o surgimento de rugas dinâmicas e estáticas. Afinal, como fazer para reconhecer um sorriso verdadeiro? Segundo ele é bastante simples, bastando você prestar atenção nas dicas seguintes: - O músculo traciona o canto da boca em direção às orelhas, fazendo os lábios formarem uma espécie de “U”. Em muitas pessoas, sorriso verdadeiro causa o surgimento de rugas no canto dos olhos, o famoso “pés de galinha”. Muitos músculos do rosto funcionam como levantadores do lábio superior, das bochechas e favorecem a contração do nariz, o que também provoca rugas na região. Rugas abaixo das pálpebras inferiores também é sinal de um sorriso verdadeiro. Os olhos tendem a fechar levemente, mas ficam entreabertos enquanto as bochechas se levantam e as sobrancelhas se abaixam. Tudo praticamente ao mesmo tempo, em perfeita sintonia com a verdade.

Agora fica a dúvida, esquecendo a tecnologia atual, as melhores fotos são da atualidade com sorrisos difíceis de decifrar quanto à espontaneidade, ou as antigas com predominante seriedade que não paira dúvida? Dizem que nas fotos antigas as pessoas demonstram seriedade, aparente tristeza, falta de sorrisos, decorrente dos percalços pelos quais a sociedade passava. Ou porque antigamente as pessoas não tinham muitos dentes por falta da odontologia moderna. Ou simplesmente porque a fotografia de antigamente era um pouquinho diferente da de hoje em dia. Antigamente, para captar uma foto, era preciso um longo tempo de exposição. O que podia variar de 5 a 30 minutos. Isso, meia hora lá, paradinho, respirando calmamente, só para ter sua imagem registrada.

A verdade é que independentemente de ser foto antiga ou moderna, a um fato incontestável, que não se pode negar, é que um SORRISO espontâneo é algo especialíssimo. “O riso é o som da alma dançando".; “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada” - William Shakespeare. “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas" – Machado de Assis. “Ainda que haja noite no coração, vale à pena sorrir para que haja estrelas na escuridão". SORRIA COM ESPONTANEIDADE!! CLICK!!