Os animais são inteligentes e comunicadores

Os animais irracionais são tão inteligentes quanto os seres humanos, mas não têm sabedoria para prever algo; agem pelo extinto ou intuição. Algumas espécies de animais são tão inteligentes quanto os seres humanos; porque só faltam falar e ir à escola. A verdade seja dita, é que não nascemos por acaso, nem os animais. Somos programados a morrer, a nossa única certeza na vida.

O polvo é um molusco marinho da classe Cephalopoda, que inclui as lulas, náutilos e os chocos, da ordem Octopoda, com oito pés ou braços fortes e com ventosas que grudam na vítima, tem a boca em forma de bico guitinoso e a radula com filas de pequenos dentes para raspar os alimentos. É considerado o invertebrado mais inteligente e capaz de usar ferramentas para se defender, muda de cor para se camuflar e comunicar, e na fuga de algum predador solta uma tinta preta. É um animal solitário.

As formigas são insetos da família da ordem Hymenoptera, que inclui as vespas e abelhas. São chamados de animais eusociais por serem organizados hierarquicamente em seus formigueiros e colônias onde há divisões de funções pela rainha que pode viver até 30 anos, obreira, operária e soldado. Há cerca de 18 mil espécies de formigas, e o seu contingente representa de 15 a 20% da biomassa animal do planeta. O peso das formigas supera o peso da população humana. As formigas não enxergam e se comunicam por antenas em suas cabeças e por feromônios.

Os elefantes são membros da família Elephantidae, que inclui os mamutes (extintos há 5.600 anos), são os maiores mamíferos terrestres, vivem em manadas onde uma elefanta mais velha é a dominante, têm uma boa memória e podem pintar quadros. Eles se comunicam com sinais acústicos em baixa e longa frequência, e podem escutar o som da chuva até 250 quilômetros de distâncias. Usam as grandes orelhas e as unhas dos pés sensíveis pelo tecido adiposo para captarem sons de baixa frequência.

Os leões são mamíferos carnívoros do gênero Panthera e da família Felidae, e vivem na Ásia e África. São animais ferozes considerados os reis dos animais, vivem em bando comandados pelas matriarcais que escolhem um macho dominante para o acasalamento. Brigas entre os machos pelo direito de cruzar sempre acontece, e o perdedor é expulso. Todos os membros se respeitam. As fêmeas são encarregadas de caçar, enquanto que os machos as auxiliam e protegem o território. Se comunicam por rugidos assustadores que podem atingir até 9 quilômetros.

Nós seres humanos diferentes dos animais irracionais, temos um vocabulário dividido em mais de 3 mil idiomas. Comunicamo-nos também por olhares e gestos corporais assim como os animais que dançam para os seus parceiros. O amor que existe em nós e nos animais é a melhor forma de se comunicar, porque transcende o tempo e a distância. Alguns animais formam um casal por toda a vida. Nós humanos devemos amar com sabedoria e não por paixão, enquanto que os animais amam por extinto. Os animais não conhecem Deus. A nossa religião que nos liga a Deus é um incentivo para amarmos ainda mais.

Goiânia, 22-01-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/01/2022
Reeditado em 24/01/2022
Código do texto: T7434748
Classificação de conteúdo: seguro