Retrospectiva Histórica

Certa vez, visitando Aparecida do Norte, ao cruzar a linha férrea, pensei: "meu pai já passou por aqui."

Ainda solteiro, com 18 anos de idade, ele foi a São Paulo, no ano de 1930, não em busca de emprego, mas, por vaidade, botar dente de ouro.

Mesmo antes do pau de arara, fez uma longa viagem, que dizia ter levado um mês para chegar a São Paulo.

A partir do sertão da Bahia, município de Glória, foi de canoa até a cidade de Juazeiro. De lá, foi de "Navio Vapor" até Pirapora, Minas Gerais. A partir dali, toda a viagem foi de trem, passando por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, até o destino final, São Paulo.

Voltou com uma "bridge", com quatro dentes de ouro. Por isso, na região em que morava, ficou conhecido como "ZÉ BOCA RICA".

Ainda o conhecemos com aquela "bridge", que foi se desgastando com o tempo e teve de substitui-la por uma dentadura totalmente branca. Já não era mais o Zé Boca Rica.

Mas, pelo seu estilo alegre, sempre de sorriso aberto, exibindo sua nova dentura branca, alguns ainda quiseram chamá-lo de "ZÉ RISADINHA".

Não pegou. Mas seu modo risonho lhe foi uma marca até seus últimos dias de vida.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 25/01/2022
Reeditado em 25/01/2022
Código do texto: T7436715
Classificação de conteúdo: seguro