SOBRE OLAVO DE CARVALHO

Um texto (que não é de minha autoria) porém mais que perfeito, e recomendo em especial àqueles que costumam REGOZIJAR-SE com a morte de seus desafetos.

AOS QUE DEBOCHAM DA MORTE DO SEMELHANTE.

Poderia começar postando o famoso poema de John Donne, eternizado no livro de Hemingway - “Por quem o sinos dobram”. Talvez, se você o lesse, começaria a entender o significado de cada vida, de cada pessoa que neste momento pisa na Terra.

Você ri e debocha do morto, daquele que partiu.

Eu me pergunto, em que momento da sua vida abandonou o amor ao próximo, que deixou de enxergar naquele a sua frente a você mesmo? Em que momento deixou de ter compaixão?

Cada pessoa neste mundo é uma parte do universo, ele por mais longe que esteja faz parte de nós e, como Donne muito bem expressou, cada vida que se perde é um pouco da humanidade que deixa de existir.

Eu sou médico, sempre atendi a todos de forma igual. Nunca modifiquei as minhas ações se o paciente fosse um criminoso ou um santo. Sempre enxerguei no próximo uma vida, repleta de acertos ou erros, mas uma vida que compartilha o mesmo universo e faz parte de mim mesmo.

Penso em você, imagino numa emergência médica e adentrando alguém que você repudie. Dará risadas pelo mal que aflige esta pessoa? Comemorará a morte dos que julga contrários aos seus princípios?

Uma das coisas que mais me entristece é quando vejo uma vida perdida “em vida”. São tantas as possibilidades de buscarmos o conhecimento, de vivermos pela e em busca da Verdade, que ao confrontar com uma chance desperdiçada, alguém que se entregou a instintos menores e, ao fim, abraçou o ódio, isso traz um desconsolo imenso.

Para quem luta e briga para ser um pouco melhor, que procura afastar os seus erros – que teimam dia a dia a incomodar -, causa profunda aflição assistir a um ser humano abandonar o que o faz um ser humano.

Se eu posso ser bom, por que ser mal? Se posso desejar o bem, por que desejar o mal?

Como pode, você rir e debochar de uma vida que se foi?

Tem noção do imenso ódio que existe em alguém para agir desta forma?

O professor Olavo foi um dos homens mais gentis, mais inocente e o mais tocado por Deus que conheci. Jamais fez o mal.

Escreveu algumas dezenas de livros, todos buscando ensinar, a levar o conhecimento e a Verdade a todos.

Eu não sei quem você lê o que lê e se acaso lê alguma coisa. Mas gostaria que procurasse um pouco de conhecimento e quem sabe, entender que toda vida é uma benção, uma maravilha colocada no universo.

Quando eu vejo uma pessoa como você rindo da morte de alguém, me vem a cabeça a imagem de um sujeito que vai ao velório de um desafeto para dar gargalhadas ao lado do caixão.

Sim, você é capaz de fazer isso. Para quem comemora uma morte, nenhum outro ato pode ser mais pérfido.

Mas enfim, quando vejo o seu perfil e de outros como você, vejo um ser humano que abandonou por completo a essência espiritual e abraçou o animal, capaz de tudo e sem nenhum limite moral.

A decência que poderia existir em você, a cada ato como este se reduz e ao fim, só teremos um homem desprezível, sem Deus e sem nada.

Os sinos que dobram, meu caro, também dobram por você.

"Você não tem que lutar para ser melhor que ninguém, você precisa lutar para ser melhor a cada dia consigo mesmo." -Olavo de Carvalho

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 25/01/2022
Código do texto: T7436853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.